Economia

Lideranças se reúnem para debater o mercado do café em Vitória

Objetivo do encontro é entender o comportamento e os cenários futuros desse mercado

Ariani Caetano

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

As principais lideranças nacionais e internacionais do mercado de café estarão reunidas entre os dias 28 e 29 de setembro no “Vitória Coffee Summit 2022”, organizado pelo Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV), que reúne os comerciantes e exportadores de café do Estado do Espírito Santo

O evento tem o objetivo de entender o comportamento atual do mercado e os cenários futuros para esse segmento produtivo tão relevante para o agronegócio brasileiro.

O encontro vai receber lideranças que representam mais de 30 milhões de sacas de café. “Só para comparar, isso equivale a quase todo o volume de café que o Brasil transaciona com o exterior em um ano”, ressalta o presidente do CCCV, Márcio Candido Ferreira. 

Foto: Divulgação/CCCV
Presidente do CCCV, Márcio Candido Ferreira, projeta que o Brasil vai ultrapassar o Vietnã na produção mundial de café robusta/conilon até 2025

Para o executivo, outro fato importante que o mercado considera e que será amplamente debatido no encontro é a projeção que ele faz de que o Brasil, até o ano de 2025, voltará a ser o maior produtor mundial de café robusta/conilon, superando o Vietnã, atualmente o maior produtor.

Entre os debatedores, estarão presentes o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, e lideranças como Pedro Renault (economista sênior do Itaú BBA), Flávia Paulino (CEO da Exportadora Guaxupé), Marcos Mattos (diretor Executivo do Cecafé), Mariana Caetano (CEO da Santos Lab), Lúcio Dias (Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo), Anderson Carvalho (diretor de Operações da Imetame Porto), Tatiana Tristão (diretora da Realcafé / Tristão), Francisco Sérgio (presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado), Carolina Silvestre (diretora da Kantar, líder mundial em insights, dados e consultoria), Luiz Bastianello (Cooabriel) e Valdicimar Matussoch (DJI Technology, maior vendedor global de drones). 

Contexto

Nos últimos três anos, o mundo passou por eventos que impactaram substancialmente o mercado de café, consequência não só da pandemia de Covid-19, que, em termos econômicos, causou a ruptura das cadeias logísticas globais e inflação, como também adversidades climáticas no Brasil que reduziram a oferta de café. 

Para se ter uma ideia, nunca se viram preços tão elevados para o café como os verificados a partir de 2021. 

Agentes ligados ao mercado de café consideram que fatores mercadológicos importantes ainda atuam pressionando preços e que mudanças estruturais ainda podem acontecer no mercado global de café no curto prazo.

Serviço

O Vitória Coffee Summit 2022 é gratuito e tem vagas limitadas. As inscrições podem ser realizadas por intermédio dos perfis do realizador nas mídias sociais. Clique aqui para se inscrever. 

Os temas que estarão em debate são: ESG (do inglês environmental, social e corporate governance - governança ambiental, social e corporativa), agricultura 4.0, mercado de café e bolsas, cenários de abastecimento e consumo, agenda ambiental, carbono neutro, logística global, qualidade, economia global e brasileira, entre outros.

Pontos moeda