Economia

Leme: mercado já antecipou em parte números da pesquisa

Redação Folha Vitória

São Paulo - Os mercados financeiros devem abrir em baixa no pregão de sexta-feira, 24, reagindo aos números das pesquisas eleitorais do Ibope e do Datafolha divulgados nesta quinta-feira, 23, afirmou João Pedro Brugger, economista da Leme Investimentos. "Os números confirmam o que o mercado em parte já antecipou durante o fim do pregão. Já havia esse rumor. Mesmo assim, sempre há uma esperança de que os números podem vir um pouco melhor do que os rumores", afirmou.

Brugger avaliou que o Ibovespa deve recuar para um nível próximo dos 47 ou 48 mil pontos na sexta-feira. Hoje, o principal índice acionário da bolsa fechou em queda de 3,24%, aos 50.713,26 pontos. Para o dólar, o economista projeta um nível próximo a R$ 2,53 e R$ 2,54.

Ele lembrou que o pregão de amanhã já apresentaria uma característica mais defensiva por ser o último antes da eleição de domingo. "Os investidores preferem correr o risco de deixar de ganhar do que correr o risco de acumular forte queda", afirmou.

O economista da Leme Investimentos acrescentou, no entanto, que a eleição continua em aberto. Isso porque ainda haveria a possibilidade de reversão do quadro eleitoral após o debate que será promovido entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) na TV Globo, amanhã à noite.

No levantamento do Ibope, Dilma subiu de 49% para 54% e Aécio caiu de 51% para 46%, considerando apenas os votos válidos. No Datafolha, adotando o mesmo conceito de votos válidos, Dilma oscilou de 52% para 53% e Aécio de 48% para 47%. A taxa de rejeição de Aécio subiu nos dois levantamentos e a de Dilma recuou.

Pontos moeda