Economia

Líder do parlamento europeu intervém nas negociações com Canadá

Redação Folha Vitória

- O acordo comercial entre 28 nações da União Europeia e o Canadá continua paralisado pela região de Valônia, na Bélgica, mas o líder da região, Paul Magnette, deu sinais mais otimistas, após o presidente do parlamento europeu, Martin Schulz, entrar nas negociações para tentar salvar o pacto.

"Eu acho que vale a pena tomar um pouco mais de tempo", disse Magnette.

Os políticos da Valônia argumentam que o acordo prejudicará o mercado de trabalho, meio ambiente, os padrões de consumo e permitirá que multinacionais destruam empresas locais. Eles tentam bloquear o acordo que a União Europeia e Canadá pretendem assinar na próxima quinta-feira.

Magnette diz que a Valônia continua a observar "algumas pequenas dificuldades". Ele falou que um acordo melhor vai reforçar as normas do bloco e estabelecer um forte precedente para negociações futuras com outros parceiros comerciais.

Na sexta-feira, a ministra do Comércio do Canadá, Chrystia Freeland, deixou a Bélgica e disse que a União Europeia era "incapaz" de acertar detalhes para finalizar o acordo. Na avaliação da ministra, um acordo parecia "impossível".

O presidente do parlamento europeu, Martin Schulz, disse hoje que tinha esperanças de que um compromisso poderia ser encontrado até o encontro de quinta-feira. "Aos meus olhos, não há problema que não pode ser resolvido", disse Schulz. Fonte: Associated Press

Pontos moeda