Economia

China importa mais petróleo e minério em outubro, mas reduz compras de cobre

Redação Folha Vitória

São Paulo - As importações de petróleo e minério de ferro da China subiram em outubro em relação a igual mês do ano passado, mas as de cobre recuaram, segundo dados preliminares divulgados pela Administração Geral de Alfândega do país.

No mês passado, as compras chinesas de petróleo bruto registraram avanço anual de 9,3%, a 28,79 milhões de toneladas, o equivalente a 6,8 milhões de barris por dia.

As importações chinesas de minério de ferro, por sua vez, subiram 7% na comparação anual de outubro, a 80,8 milhões de toneladas. Já as compras de cobre sofreram queda de 31%, a 290 mil toneladas.

Entre janeiro e outubro, as importações de petróleo bruto da China cresceram 14% ante o mesmo período de 2015, a 312,28 milhões de toneladas, enquanto as de minério de ferro avançaram 8,9%, a 843,31 milhões de toneladas, e as de cobre tiveram acréscimo de 7%, a 4,08 milhões de toneladas.

Os dados também mostraram que a China exportou 290 mil toneladas de petróleo bruto em outubro. No mesmo mês do ano passado, o país asiático não exportou petróleo. Com informações da Dow Jones Newswires.

Pontos moeda