Economia

Fecomércio-ES aposta no aumento das vendas do comércio para 2018

Projeção é fechar o ano com crescimento real de 1,8% no faturamento anual do varejo restrito em comparação com 2016

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo, as vendas do comércio varejista restrito (que não incluem veículos automotores e materiais e construção) do Espírito Santo apresentaram uma tendência positiva desde o início do ano e têm mantido resultados melhores se comparados aos do ano passado, o que para a entidade é um forte indicativo de que o pior da crise já passou. 

 “Os empresários estão mais confiantes e acreditamos que, à medida que essa confiança aumente, eles estarão mais dispostos a investir e contratar. Para alavancar as vendas do comércio, o grande desafio continua sendo a retomada da disposição do consumo das famílias, que depende da recuperação dos empregos”, avalia o presidente da Fecomério-ES, José Lino Sepulcri. 

Desafio continua sendo a retomada da disposição do consumo das famílias, que depende da recuperação dos empregos

Mesmo que ainda tímidos, os crescimentos mensais foram importantes para influenciar os acumulados, fazendo com que as variações negativas tanto no ano de 2017 como em 12 meses diminuíssem significativamente. Para efeitos comparativos, o acumulado de janeiro até setembro em 2016 apresentou queda de 11,4% e esse mesmo indicador em 2017 mostra um recuo de 3,6%. Já o acumulado em 12 meses (setembro a setembro) passou de -11,5% em 2016 para -5% em 2017.

Ainda segundo a Fecomércio-ES, a mesma tendência positiva foi identificada no comércio varejista ampliado, que incorpora os resultados das vendas de materiais de construção e vendas de veículos, motocicletas, partes e peças. Com resultados ainda mais significativos, o indicador de acumulado no ano é positivo desde junho e o acumulado em 12 meses passou a ser positivo em setembro.

Para o fechamento das vendas do comércio varejista em 2017 no Espírito Santo, a projeção mostra um crescimento real de 1,8% no faturamento anual do varejo restrito em comparação com 2016. Já para o varejo ampliado a projeção é de avanço de até 9,0% em relação ao mesmo período do ano passado.

Pontos moeda