Economia

OCDE prevê que Brasil crescerá 0,7% em 2017, 1,9% em 2018 e 2,3% em 2019

Redação Folha Vitória

São Paulo - O Brasil deverá sair da recessão este ano e crescer em ritmo ainda mais forte em 2018 e 2019, segundo relatório publicado hoje pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A OCDE agora prevê que a economia brasileira expandirá 0,7% em 2017, 1,9% no próximo ano e 2,3% em 2019.

No documento, a entidade destaca que o Brasil finalmente voltou a crescer, após oito trimestres consecutivos de contração econômica.

"Inicialmente impulsionada pela agricultura, a recuperação agora parece cada vez mais ampla", avaliou a OCDE. "O crescimento deverá se fortalecer mais, embora a confiança continuará sensível a desdobramentos políticos."

A OCDE também ressaltou que a inflação baixa elevou a renda familiar e permitiu a queda das taxas de juros, o que por sua vez sustentará a recuperação dos investimentos. Essa situação justifica que o Copom mantenha uma política monetária acomodatícia, disse a entidade.

Ainda no relatório, a OCDE sugeriu que o Brasil reduza barreiras comerciais de maneira a fortalecer a concorrência e a inovação e afirmou que a atual política fiscal precisa garantir o ajuste no médio prazo sem ameaçar a recuperação econômica.

Para a OCDE, a implementação de uma reforma da Previdência é crucial para que o ajuste fiscal brasileiro seja bem-sucedido.

Pontos moeda