Transformação Digital

Economia

Artigo: Transformação digital para pequenos negócios

Por Jéssika Tristão, analista do Sebrae ES

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Vivemos em um tempo de hiperconectividade e excesso de informações. A realidade atual é bastante diferente da de anos atrás, onde mudanças ocorrem cada vez mais rapidamente. A transformação digital, que é um processo que engloba mudança cultural e tecnológica, não é mais uma tendência, e sim uma realidade, que não tem volta. Considerando esse novo contexto, os empresários e pequenos negócios precisam estar atualizados sobre as mudanças, oportunidades e desafios, o que exige dedicação e agilidade.

Os pequenos negócios podem se beneficiar, e muito, com a tecnologia. Há diversos softwares e aplicativos que facilitam a gestão e a tornam mais eficiente, de modo a poupar tempo e recursos estratégicos. Gestão de estoque, orçamento, vendas, marketing e planejamento são alguns dos temas com possibilidade de transformação em um negócio a partir da tecnologia. Realizar controles manuais, por exemplo, não é errado, bem como não é possível afirmar que é ineficaz. Porém, otimizar tempo é fundamental em uma empresa, e poder extrair dados confiáveis quando necessário é uma vantagem e tanto.

Além da administração empresarial, a transformação digital influencia também na experiência de compra e consumo dos clientes. É necessário focar em transparência, comodidade, praticidade, qualidade. Como clientes, estamos cada dia exigindo e pesquisando mais. A tecnologia empoderou os consumidores, e a oferta de produtos e serviços, que aumentou muito, geraram essa mudança comportamental. Há diversas possibilidades de melhoria na entrega ao cliente. Para um empresário saber o que deve fazer, pode realizar pesquisas de tendências, de ferramentas e plataformas, analisar a concorrência e, principalmente, ouvir seus clientes.

Portanto, considerando o momento atual como uma fase de transição tecnológica, onde somos cada dia mais digitais, a busca por atualizações e mudanças, focando em melhoria organizacional e entrega de valor aos clientes, faz-se necessária para a sustentabilidade dos pequenos negócios.



Pontos moeda