Transformação Digital

Economia

Criatividade é a solução para inovar e se destacar no mercado, afirmam especialistas

Segundo esses especialistas, o grande diferencial do profissional do futuro é entregar o que as máquinas não conseguem

Criatividade. Uma característica humana que as máquinas (ainda) não tem capacidade de desenvolver. Aquilo que conecta as ideias à realidade. Uma ponte entre a inovação e a tecnologia.

"A transformação digital é implacável com exceção do que é exclusivamente humano: a criatividade, empatia. Aquilo que as máquinas não podem entregar. Enquanto o ser humano entregar algo para o mundo que a tecnologia não consegue, sempre haverá espaço para novas profissões", conta a professora Cecília Bettero.

Foto: Lucas Henrique Pisa/TV Vitória
A professora Cecília Bettero falou sobre como a criatividade impulsiona o indivíduo sem a tecnologia

Mas como a criatividade pode impactar o negócio? Pode mudar o marketing da sua empresa? Para o empresário Anderson Andrade, marketing é "entender para atender com criatividade".

"Se você for parar para pensar, o smarphone surgiu a partir da ideia de um criativo. A era digital e as transformações do marketing geraram tantos resultados que mudam tanto a nossa vida que nem paramos para analisar. Muita gente tem 'fomo', que é um medo de ficar por fora do que está acontecendo. É quando a pessoas, mesmo com vontade de ir ao banheiro, antes checa o celular", conta Andrade.

Foto: Lucas Henrique Pisa/TV Vitória
Empreendedores se reuniram em Vitória para ouvir estratégias de como ser mais criativo

Flashmobs, selfies, hashtags, paródias. "Todas são ideias que vêm do criativo e que revolucionaram a forma como o marketing atua no mundo todo", analisa o empresário.

Mundo pré e pós-smartphone: como a inovação disruptiva está mudando os padrões de consumo

Cecília faz uma análise da mente humana e a criatividade. "O cérebro é a mais criativa de todas as máquinas. E para ser mais criativo, é necessário o treinamento. Só assim conseguimos entregar algo diferente dos robôs, por exemplo. Aquilo que não é criativo pode ser substituído pelas máquinas. Não precisamos ir longe para ver que isso já está acontecendo na nossa sociedade".

Confira dicas de como ser criativo. Assista:

A criatividade pode transformar negócios. "Pegar uma ideia para mostrar ao mundo o quão importante é o que a marca está promovendo. 'Controle de qualidade', digital influencers, chatbots, pagamento por celular, ações por aplicativos. Ideias de mentes criativas transformam o marketing e a forma como o consumidor se comporta. Cria e transforma padrões de consumo. Tudo isso vem de um criativo e as ideias vão surgindo e se concretizando a todo o tempo", conclui Andrade.

Dica rápida: o segredo da criatividade. Ouça:

Como ser criativo

Leia também:

ES investe 0,5% do que poderia para produções audiovisuais

Empreendedores do ES mostram como lucrar com resíduos de empresas

Gestora alerta: "Não podemos usar sustentabilidade como oportunismo"

Plugue-se

A palestra faz parte do evento promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Indústrias no Espírito Santo (Sebrae-ES), o Plugue-se, que vai até o dia 30 de novembro. Uma série de palestras com especialistas no meio empresarial e tecnológico, que irão esclarecer dúvidas e apontar soluções para as micro e pequenas empresas capixabas.

O evento é aberto ao público. Acesse o site e verifique em quais palestras ainda há vagas. Também existe a opção de acompanha-las online.

Pontos moeda