Transformação Digital

Economia

Realidade virtual e café premiado em feira de negócios em Vitória

O evento reúne empresas de soluções digitais, escolas e até produtores de cafés especiais que usam a inovação e a tecnologia para fazer e divulgar os grãos.

Francine Leite

Redação Folha Vitória
Foto: Francine Leite/Rede Vitória
Segundo melhor café do Brasil homenageia as produtoras rurais e tem notas de mel, canela e hortelã.

Quando o produtor Deneval Vieira começou a divulgar o café especial,  produzido no quintal de casa, a internet não chegava até a propriedade, na zona rural de Iúna, na região do Caparaó capixaba. 

"Eu costumo dizer que nossa maior inovação lá na roça é unir as características positivas da terra com os conhecimentos do homem. Mas depois que a internet chegou lá, isso pode ser visto no mundo todo", conta o produtor, que ganhou o segundo lugar no concurso de melhor café do Brasil, no início de novembro.

O café plantado nas cordilheiras do Caparaó é "atração" disputada numa feira de negócios digitais que acontece em Vitória. Entre estandes de softwares, realidade virtual e escola de inovação, o cafezinho dá cheiro, sabor e uma experiência gostosa de degustação. Ânimo extra para uma programação intensa de palestras e networking. 

Entenda porquê o produtor de café participa de uma feira de negócios digitais:

Além do produtor de Iúna, o estande de cafés conta com outras marcas capixabas famosas e com baristas, que preparam a bebida nas mais diversas formas.  O espaço homenageia os tipos de grãos produzidos no Espírito Santo, e mostra como a tecnologia tem sido uma mola propulsora desses negócios. 

O Sebrae-ES mostra como chamou atenção para os cafés capixabas na feira internacional da bebida, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Em vez de panfletos, empreendedores usaram QRCode, cuja leitura leva a um chatbot no celular, para apresentar as qualidades dos cafés produzidos de norte a sul do Espírito Santo. 

Veja como funciona:

Feira de Negócios

A feira conta ainda com oito expositores de softwares de contabilidade, escola de inovação, serviços bancários, moda, escritório compartilhado e os visitantes podem até aprender a montar uma loja assistindo a um vídeo em 3D, com um óculos de realidade virtual. 

A feira faz parte do evento Plugue-se, promovido pelo Sebrae-ES, na sede da instituição, na Praia do Suá, em Vitória. O evento sobre inovação e transformação digital acontece até o dia 30 de novembro, sexta-feira que vem, e é uma oportunidade de encontrar soluções para empresas ou dar um empurrãozinho para abrir o negócio que ainda está no papel. Inscrições podem ser feitas pelo site


Pontos moeda