18ª conescap

Economia

'Zona de conforto é o início do fim', diz Leandro Karnal na 18ª Conescap

O historiador, professor e escritor falou aos mais de dois mil participantes sobre planejamento e estratégia para um tempo novo

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Vitor Machado

A última e uma das mais aguardadas palestras da 18ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Conescap) foi a que encerrou o ciclo do evento. O historiador, professor e escritor Leandro Karnal falou aos mais de dois mil participantes sobre planejamento e estratégia para um tempo novo.

Atentos à fala de Karnal, o público participante da convenção foi convidado a sair da zona de conforto, sendo orientados a sempre correrem atrás daquilo que seja capaz de fazer uma empresa crescer. "O mercado é competitivo, desafiador, pra quem tem equilíbrio psíquico e que quer trabalhar. O mercado não é fácil. Se eu pudesse dar um conselho, eu diria acorde cedo e trabalhe", disse Karnal.

O palestrante também ressaltou que não é possível acreditar sempre em coisas mágicas e confiar em pensamentos positivos. "O que podemos fazer para resolver problemas grave do setor? Pensamento positivo é essencial, mas o que muda é a ação. Energia não muda nada".

Ele também destacou que o ser humano é taxado ao erro, mas isso faz com que cada um possa aprender com o que não foi realizado da forma correta. "Nós, humanos, somos talhados para o erro. Errar é humano. O erro é fundamental para te tirar da zona de conforto. Onde você esta a vontade, te deixa pra trás. O que te torna tranquilo, te deixa menos competitivo"

A zona de conforto, de acordo com Karnal, é algo que atrapalha o crescimento de qualquer empresa. O palestrante exemplificou como o casamento, que quando entra na rotina, não tem o mesmo desejo do início e outros exemplos ligados ao trabalho. "Zona de conforto é o início do fim. É aquilo que te tira da sua zona de trabalho", disse.

Acompanhe a cobertura completa da Rede Vitória na 18ª Conescap

Karnal também destacou a importância de acompanhar as mudanças que acontecem constantemente, para não ficar para trás na modernidade. "Tudo no mundo muda sempre. Nada é igual. Tudo está sempre em mudança. É difícil explicar para um jovem que currículos mais antigos têm prova de datilografia. É muito bom ter tecnologia, pois isso muda a todo instante. Nunca diga 'no meu tempo', o seu tempo é hoje", ressaltou.

Leandro Karnal é doutor pela universidade de São Paulo (USP); professor na Unicamp e escritor. Por seu conhecimento, ideias e análises críticas, alcançou lugar privilegiado no cenário intelectual brasileiro. Atualmente é um dos mais solicitados palestrantes do Brasil. Alguns de seus livros estão entre os mais vendidos como 'O Inferno Somos Nós'; 'Todos Contra Todos'; 'Crer ou Não Crer'; 'O Dilema do Porco Espinho' e o recentemente lançado 'O Que Aprendi com Hamlet'.

Karnal é colunista semanal de um grande jornal em São Paulo e presença de destaque na imprensa nacional. Suas mídias sociais já alcançaram mais de 2 milhões de seguidores. Seus vídeos e frases circulam pela internet com enorme popularidade.

18ª Conescap

A 18ª Conescap acontece no Pavilhão de Carapina, na Serra. Em uma estrutura com 6 mil metros quadrados, o evento conta com apresentações rotativas, auditório principal aberto e quase 55 horas de networking e palestras voltadas para a Gestão e Inovação tecnológica. São esperados mais de dois mil empresários do ramo em todo o evento.

Pontos moeda