Economia

Black Friday: veja dicas, conheça seus direitos e evite dor de cabeça nas compras

A tradição vem ganhado espaço nas lojas do Brasil. No entanto, o momento pede cautela para evitar prejuízos

Foto: TV Vitória

O dia mais aguardado para quem gosta de aproveitar promoções está chegando. Nesta sexta-feira (26) acontece a Black Friday, não apenas para os capixabas, mas no mundo todo. 

A tradição, que começou nos Estados Unidos, vem ganhado espaço nas lojas do Brasil, conquistado o coração e o bolso dos consumidores atraídos pelas promessas de descontos especiais. No entanto, o momento pede cautela, alertam os especialistas. 

Não são apenas as promoções imperdíveis que fazem parte deste dia especial para os consumidores. Há também aqueles que usam a Black Friday para aplicarem golpes. 

Além de golpistas na internet, os consumidores precisam estar atentos aos preços, saber seus direitos na hora das compras e também como reivindicá-los. O Folha Vitória preparou algumas dicas para evitar a dor de cabeça e o arrependimento do dia seguinte. 

Veja as dicas 

Antes de mais nada, é necessário olhar o orçamento e pensar bem no que pode ser gasto. Preze realmente pelo que você precisa e evite o cartão de crédito. 

Faça uma pesquisa de preços antes. Ainda há muitas empresas que aumentam o valor dos produtos dias antes da Black Friday, e depois reduzem.  Isso leva o consumidor a acreditar que está fazendo um ótimo negócio, mas na realidade, levou o produto pelo valor normal, sem o desconto. 

Cuidado com as compras pela internet. Não é de agora, que criminosos aplicam golpes por Whatsapp, Instagram e outros aplicativos. 

Esteja atento à links, pagamentos e sempre confira a compra, o que está sendo pago e a quem. 

Conheça seus direitos

Direito de arrependimento

De acordo com o advogado do consumidor Luis Costa, se a compra for realizada pela internet, o consumidor pode exercer o direito de arrependimento e desistir da transação com o ressarcimento do valor pago. 

“Todas as compras realizadas pela internet dão o direito ao arrependimento em até sete dias corridos após o recebimento do produto”, explica Luís, que ainda lembra que, o frete de devolução é por conta do fornecedor, e ele terá até 30 dias para devolver o dinheiro.

Promoções falsas

Caso se depare com uma promoção falsa, ou seja, aquelas que prometem descontos mas os produtos estão sendo vendidos pelo preço normal, o consumidor pode abrir um boletim de ocorrência e o denunciar o site, perfil do Instagram ou loja onde tenha comprado o produto. Faça a denúncia e procure a assistência de um advogado. 

Garantia de entrega

Compra entregue fora do prazo estipulado pode gerar indenização por danos morais ao cliente. 

“Isso configura uma falha na prestação do serviço, que poderá configurar um dano moral. Contudo, é importante que um advogado especialista analise o caso de cada um, pois somente assim o consumidor terá o devido respaldo para lutar pelo seu direito e poderá recorrer à justiça”, disse o advogado. 

Produto diferente do comprado

Fique atento à descrição do produto, não se deixe enganar pela "imagem meramente ilustrativa" e se atente à política de trocas e devoluções daquela promoção.

Pontos moeda