Economia

Produtos agropecuários atacadistas sobem 2,93%

Redação Folha Vitória

Rio - Os preços dos produtos agropecuários atacadistas subiram 2,93% no mês passado, após alta de 2,25% em outubro, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que anunciou nesta sexta-feira, 5, o IGP-DI de novembro. A instituição informou ainda que os preços dos produtos industriais no atacado registraram alta de 0,89%, em comparação com o avanço de 0,17% na mesma base de comparação.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais tiveram alta de 1,13% em novembro, após aumento de 0,55% no mês anterior. Por sua vez, os preços dos bens intermediários subiram 1,42% no mês passado, em comparação com o avanço de 0,50% em outubro. Já os preços das matérias-primas brutas registraram aumento de 1,86%, ante elevação de 1,23% na mesma base de comparação.

Núcleo do IPC-DI

O núcleo do Índice de Preços ao Consumidor-Disponibilidade Interna (IPC-DI) de novembro subiu 0,48%, taxa levemente maior do que a registrada no núcleo anterior, de 0,47%, referente a outubro. O núcleo do IPC-DI é usado para mensurar tendências e calculado a partir da exclusão das principais quedas e das mais expressivas altas de preço no varejo. Ainda de acordo com a FGV, o núcleo acumula altas de 5,65% no ano até novembro e de 6,02% em 12 meses.

Pontos moeda