Economia

Lançado Programa de Qualificação para Exportação para empresas do Estado

As empresas cadastradas recebem, gratuitamente, consultoria personalizada de técnicos extensionistas que fazem um diagnóstico da capacidade de exportação de cada companhia

Empresários e lideranças se reuniram no Palácio Anchieta para conhecer o Peiex Foto: Divulgação/Governo

Foi lançado nessa quinta-feira (01) no Palácio Anchieta, em Vitória, o Programa de Qualificação para a Exportação (Peiex), criado para preparar organizações de qualquer porte para atuar no mercado internacional. 

As empresas cadastradas recebem, gratuitamente, consultoria personalizada de técnicos extensionistas que fazem um diagnóstico da capacidade de exportação de cada companhia e apontam e auxiliam na implantação de soluções para problemas técnico-gerenciais.

O programa é desenvolvido pela Apex-Brasil e, no Espírito Santo, é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Desde que foi iniciado no Estado, em junho deste ano, 70 empresas se inscreveram no Peiex e outras 70 vagas estão disponíveis.

O governador Paulo Hartung destacou a importância mercadológica do Estado em ampliar as atividades de comércio exterior. "Temos um Estado com uma história de desenvolvimento muito peculiar e tardio. Precisamos criar em nosso Estado uma cultura forte de comércio exterior para conquistar nosso lugar ao sol neste mundo integrado que vivenciamos”.

O Peiex já atendeu aproximadamente 17 mil empresas localizadas em cerca de mil municípios de todo o país. Até o início de 2017, o Brasil terá 40 núcleos operacionais do Peiex localizados em 16 estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Pontos moeda