O novo contrato da BR-101 prevê a instalação de 167 novas câmeras de monitoramento, além da criação de 40 novas passarelas para pedestres. Além disso, há previsão de mais de R$ 7 bilhões de investimentos em infraestrutura e tecnologia para a rodovia. Com a instalação das novas câmeras, 70% do trecho terá monitoramento.
O contrato começou com a assinatura do termo aditivo que encerra o processo de modernização contratual iniciado em 2023 e possibilita a permanência do grupo EcoRodovias frente à gestão da BR-101 pelos próximos 24 anos foi assinado nesta terça-feira (26).
Além disso, a partir de agora, a Ecovias 101 passa a se chamar Ecovias Capixaba. A assinatura ocorreu na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, reunindo representantes da Ecovias Capixaba, autoridades do Ministério do Transportes, além do grupo EcoRodovias.
A partir do momento da publicação no Diário Oficial da União, prevista para esta sexta-feira (29), passam a valer as obrigações dispostas no novo documento. Por exemplo, a isenção de pedágio para motociclistas e um plano de investimentos da ordem de R$ 10 bilhões para execução de obras e operação do trecho.
Confira as principais mudanças no pedágio
Entre as principais mudanças que ocorrerão no pedágio estão: desconto básico de tarifa de 5% para uso de tag e desconto para usuário frequente (categorias 1, 3 e 5).
A concessão contemplará uma sistemática inovadora, com descontos progressivos na tarifa, de acordo com a frequência de utilização, de uma mesma praça de pedágio, no mesmo sentido de fluxo e dentro de um mesmo mês calendário.
A isenção de pagamento para motociclistas também será uma das mudanças. Em cada praça de pedágio há um acesso exclusivo à direita para indicar o percurso correto.
Praça de Pedágio Percentual de Desconto Unitário (PDU)
Município | Percentual (%) |
---|---|
Pedro Canário | 1,74% |
São Mateus | 4,47% |
Aracruz | 3,96% |
Serra | 3,20% |
Guarapari | 3,02% |
Itapemirim | 1,77% |
Mimoso do Sul | 1,33% |
Novidades na operação
Além disso, o contrato da BR-101 prevê outras novidades, como:
- – 172,8 km de duplicações, inclusive em segmentos do trecho norte;
- – 41,1 km de faixas adicionais – entre Mucuri (BA) e Linhares (ES);
- – 33,6 km de vias marginais;
- – Contornos urbanos de Ibiraçu (4,2 km) e Fundão (11,4 km);
- – 14 novos trevos em desnível;
- – 39 retornos em nível;
- – 75 novos pontos de ônibus;
- – 2 Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros, com funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana;
- – 34 passagens de fauna, entre outras obras;
- – 167 câmeras de CFTV na Rodovia;
A implantação de faixas adicionais é uma solução imediata para os trechos onde ainda não há licenciamento ambiental para duplicação.
As terceiras faixas atendem plenamente a demanda dos trechos onde serão implantadas atualmente. Haverá melhorias de fluidez e segurança viária logo nos primeiros anos dessa nova fase, mas a duplicação continua em nossos planos. É previsto a construção do Contorno de Linhares após elaboração de estudos e aprovação da ANTT. Gostaria de deixar claro para os capixabas que a duplicação ao norte de Linhares não está descartada. São investimentos que o contrato ainda prevê em caso de aumento de demanda e viabilidade de licenciamento ambiental.
Roberto Amorim, diretor-superintendente da Ecovias Capixaba.
Outros R$ 3,31 bilhões serão aplicados na operação da rodovia e nos serviços de atendimento aos usuários, como os veículos de inspeção, guinchos, ambulâncias, caminhões pipa e boiadeiro.