Economia

Novo contrato da BR-101 prevê 167 câmeras e 40 novas passarelas para pedestres

Também há previsão de mais de R$ 7 bilhões de investimentos em infraestrutura e tecnologia para a rodovia

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Há previsão de mais de R$ 7 bilhões de investimentos em infraestrutura e tecnologia para a BR-101. Crédito: Reprodução/Eco101
Há previsão de mais de R$ 7 bilhões de investimentos em infraestrutura e tecnologia para a BR-101. Crédito: Reprodução/Eco101

O novo contrato da BR-101 prevê a instalação de 167 novas câmeras de monitoramento, além da criação de 40 novas passarelas para pedestres. Além disso, há previsão de mais de R$ 7 bilhões de investimentos em infraestrutura e tecnologia para a rodovia. Com a instalação das novas câmeras, 70% do trecho terá monitoramento.

O contrato começou com a assinatura do termo aditivo que encerra o processo de modernização contratual iniciado em 2023 e possibilita a permanência do grupo EcoRodovias frente à gestão da BR-101 pelos próximos 24 anos foi assinado nesta terça-feira (26).

Além disso, a partir de agora, a Ecovias 101 passa a se chamar Ecovias Capixaba. A assinatura ocorreu na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, reunindo representantes da Ecovias Capixaba, autoridades do Ministério do Transportes, além do grupo EcoRodovias.

A partir do momento da publicação no Diário Oficial da União, prevista para esta sexta-feira (29), passam a valer as obrigações dispostas no novo documento. Por exemplo, a isenção de pedágio para motociclistas e um plano de investimentos da ordem de R$ 10 bilhões para execução de obras e operação do trecho.

Confira as principais mudanças no pedágio

Entre as principais mudanças que ocorrerão no pedágio estão: desconto básico de tarifa de 5% para uso de tag e desconto para usuário frequente (categorias 1, 3 e 5).

A concessão contemplará uma sistemática inovadora, com descontos progressivos na tarifa, de acordo com a frequência de utilização, de uma mesma praça de pedágio, no mesmo sentido de fluxo e dentro de um mesmo mês calendário.

A isenção de pagamento para motociclistas também será uma das mudanças. Em cada praça de pedágio há um acesso exclusivo à direita para indicar o percurso correto.

Assinatura do novo contrato aconteceu em Brasília, com presença de representantes da Ecovias Capixaba e agência reguladora. Crédito: Divulgação/Ecovias 101

Praça de Pedágio Percentual de Desconto Unitário (PDU)

MunicípioPercentual (%)
Pedro Canário1,74%
São Mateus4,47%
Aracruz3,96%
Serra3,20%
Guarapari3,02%
Itapemirim1,77%
Mimoso do Sul1,33%

Novidades na operação

Além disso, o contrato da BR-101 prevê outras novidades, como:

  • – 172,8 km de duplicações, inclusive em segmentos do trecho norte;
  • – 41,1 km de faixas adicionais – entre Mucuri (BA) e Linhares (ES);
  • – 33,6 km de vias marginais;
  • – Contornos urbanos de Ibiraçu (4,2 km) e Fundão (11,4 km);
  • – 14 novos trevos em desnível;
  • – 39 retornos em nível;
  • – 75 novos pontos de ônibus;
  • – 2 Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros, com funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • – 34 passagens de fauna, entre outras obras;
  • – 167 câmeras de CFTV na Rodovia;

A implantação de faixas adicionais é uma solução imediata para os trechos onde ainda não há licenciamento ambiental para duplicação.

As terceiras faixas atendem plenamente a demanda dos trechos onde serão implantadas atualmente. Haverá melhorias de fluidez e segurança viária logo nos primeiros anos dessa nova fase, mas a duplicação continua em nossos planos. É previsto a construção do Contorno de Linhares após elaboração de estudos e aprovação da ANTT. Gostaria de deixar claro para os capixabas que a duplicação ao norte de Linhares não está descartada. São investimentos que o contrato ainda prevê em caso de aumento de demanda e viabilidade de licenciamento ambiental.

Roberto Amorim, diretor-superintendente da Ecovias Capixaba.

Outros R$ 3,31 bilhões serão aplicados na operação da rodovia e nos serviços de atendimento aos usuários, como os veículos de inspeção, guinchos, ambulâncias, caminhões pipa e boiadeiro.

Redação Folha Vitória

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