Economia

País fecha junho com 18,968 mi de assinantes de TV paga

País fecha junho com 18,968 mi de assinantes de TV paga País fecha junho com 18,968 mi de assinantes de TV paga País fecha junho com 18,968 mi de assinantes de TV paga País fecha junho com 18,968 mi de assinantes de TV paga

Brasília – O Brasil encerrou junho com 18,968 milhões de assinantes de TV paga, conforme balanço divulgado nesta terça-feira, 29, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ao atingir essa marca, a TV por assinatura se fez presente em 29,02 endereços a cada cem domicílios do País. Para calcular essa densidade, a Anatel considera dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Distrito Federal apresentou a mais elevada densidade, pois de cada cem domicílios brasilienses, 55,39 tinham TV paga ao final de junho. A mais baixa presença foi apurada no Piauí, onde, de cada cem domicílios, apenas 7,87 tinham TV por assinatura no período. São Paulo é o Estado com maior base, com 7,270 milhões de domicílios atendidos pelo serviço, o que representa TV paga em 49,55 de cada cem endereços paulistas.

Por tipo de tecnologia, a liderança ficou com o Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite (DTH), com fatia de 61,85% do mercado, ou seja, 11,731 milhões de clientes. Em segundo lugar ficou a prestação de serviços por cabo (TVC), com parcela de 37,74%, ou 7,159 milhões de domicílios.

Na divisão de mercado, a liderança ficou com o grupo Telmex (Claro/Embratel/NET), com 10,105 milhões de domicílios no final de junho, ou seja, fatia de 53,28% da clientela. O segundo lugar foi obtido pelo grupo SKY/DirecTV, presente em 5,616 milhões de domicílios (29,61%). A terceira posição foi ocupada pela Oi, com 886 mil clientes (4,67%). Depois são citados Vivendi (GVT), Telefônica, Big Brasil, Algar (CTBC Telecom), NossaTV, Cabo, Prefeitura de Londrina/Copel e outros. A Anatel alerta que os relatórios publicados refletem os dados disponíveis em 28 de julho de 2014 e podem sofrer alterações.