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Foto: Canva

A época de presentear amigos e familiares chegou, e, neste momento, é importante ficar atento aos impostos pagos sobre os presentes de Natal. Segundo dados do impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a carga tributária sobre alguns produtos pode chegar em até 77% do valor final pago pelo consumidor.

Entre os itens com maior incidência de impostos estão os perfumes importados, liderando o ranking com 77,43%, seguido por maquiagens importadas (71,43%) e perfumes nacionais (66,18%).

Além disso, produtos tecnológicos vindos de fora do país e itens de vestuário importados também aparecem entre os mais tributados, como tênis (65,71%), iPads (63,18%) e smartphones (62,46%).

Em datas como o Natal, o consumidor costuma focar apenas no preço final, mas grande parte desse valor corresponde a impostos acumulados ao longo da cadeia produtiva e comercial, especialmente no caso dos produtos importados.

Samir Nemer, advogado e mestre em Direito Tributário

Segundo o advogado, a diferença entre produtos nacionais e importados é significativa e pode influenciar diretamente a decisão de compra.

“Enquanto um perfume importado carrega mais de 77% de tributos, itens similares produzidos no Brasil, embora também tenham carga elevada, tendem a ser menos onerados. Optar pelo produto nacional pode representar economia para as famílias”, explica.

Samir Nemer é advogado tributarista. Foto: Fábio Nunes/Divulgação

Expectativa de vendas

Apesar da alta tributação, há a expectativa de um comércio aquecido no Natal. Uma pesquisa de Intenção de Compras para o Natal 2025, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), estima que a data deve movimentar cerca de R$ 84,9 bilhões na economia.

Além disso, 76% dos consumidores possuem pretensão de comprar ao menos um presente, com um tíquete médio previsto de R$ 174, e a média de quatro presentes por consumidor.

No Espírito Santo, o cenário também é positivo. O Natal deve movimentar R$ 1,57 bilhão em vendas no comércio capixaba apenas na semana da data, representando um crescimento de 3,4% em relação a 2024.

Além disso, em todo o mês de dezembro, a expectativa é de que as vendas alcancem R$ 9,4 bilhões no Estado, de acordo com levantamento do Connect Fecomércio-ES, com base em dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os setores de hipermercados e supermercados e de vestuário e calçados concentram cerca de 75% da movimentação prevista. Isso, justamente categorias que também apresentam percentuais relevantes de tributação.

No caso das roupas, por exemplo, a carga tributária chega a 34,58%, enquanto calçados nacionais têm 36,02% e brinquedos como carrinhos e bonecas alcançam 39,52%.

Ranking dos principais presentes e seus impostos

  • Perfume importado: 77,43%
  • Maquiagem importada: 71,43%
  • Perfume nacional: 66,18%
  • Tênis importado: 65,71%
  • Vinho importado: 64,57%
  • iPad importado: 63,18%
  • Smartphone importado: 62,46%
  • Maquiagem nacional: 53,17%
  • Cosméticos: 52,69%
  • PlayStation: 51,46%
  • iPad nacional: 47,90%
  • Relógio: 47,41%
  • Vinho nacional: 45,56%
  • Óculos de sol: 43,91%
  • Bijuterias: 42,43%
  • Carrinho, boneca e demais brinquedos: 39,52%
  • Chocolate: 38,25%
  • Sapato: 36,26%
  • Tênis nacional: 36,02%
  • Bermuda e camisa: 34,58%
  • Chinelo: 31,09%

Os dados sobre impostos foram apurados pelo advogado Samir Nemer por meio do site Impostômetro e, além disso, dados sobre intenção de compras foram apresentados pelo Connect Fecomércio-ES e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Redação Folha Vitória

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Redação Folha Vitória é a assinatura coletiva que representa a equipe de jornalistas, editores e profissionais responsáveis pela produção diária de conteúdo do Folha Vitória. Comprometida com a excelência jornalística, a equipe atua de forma integrada para garantir informações precisas, atualizadas e relevantes, sempre alinhada à missão de informar com ética, democratizar o acesso à informação e fortalecer o diálogo com a comunidade capixaba. O trabalho do grupo reflete o padrão de qualidade da Rede Vitória de Comunicação, consolidando o veículo como referência em jornalismo digital no Espírito Santo.

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