
O esperado Porto da Imetame deu o seu passo mais importante para começar a operação de contêineres em Aracruz, Norte do Espírito Santo. A empresa capixaba assinou acordo com a holandesa Hanseatic Global Terminals (HGT) que prevê investimento em 50% das ações da Imetame Logística Porto (ILP). Será uma joint venture focada nas operações de terminais de contêineres. Segundo o acordo, as duas empresas desenvolverão e operarão o novo terminal de contêineres “Hanseatic Global Terminals Aracruz“. Nesse sentido, o terminal servirá como uma moderna instalação portuária de transbordo e importação/exportação.
O terminal de Aracruz deve iniciar operações até meados de 2028, com uma capacidade anual futura de cerca de 1,2 milhão de TEUs (unidade que representa um contêiner de 20 pés). Além disso, terá 750 metros de cais de extensão e equipamentos de manuseio de contêineres de última geração. A profundidade inicial de operação será de 17 metros, estrutura adequada para a movimentação de grandes navios.
Segundo comunicado oficial, as empresas concordaram em não divulgar detalhes financeiros da transação.
A Hanseatic Global Terminals (HGT) é uma subsidiária integral da Hapag-Lloyd. Trata-se de uma das maiores empresas de transporte marítimo de contêineres do mundo, com sede em Hamburgo, na Alemanha. Opera uma frota de cerca de 255 navios com capacidade de 1,8 milhão de TEUs em rotas globais. Essas rotas incluem América Latina, Oriente Médio, transatlântico e transpacífico.
Porto capixaba é parte de estratégia

“A América Latina é um mercado estratégico fundamental para a Hanseatic Global Terminals e a Hapag-Lloyd. Nossa joint venture com o Grupo Imetame e o desenvolvimento de um novo hub de transbordo e gateway na costa leste do Brasil fortalecem nosso portfólio de terminais, ao mesmo tempo em que enfrentam limitações de capacidade em uma região em crescimento”, disse Dheeraj Bhatia, CEO da Hanseatic Global Terminals.
Esse investimento no porto de Aracruz beneficia o Brasil ao fortalecer a infraestrutura comercial por meio de um porto mais próximo dos mercados consumidores e das principais rotas globais de navegação do que os portos de entrada tradicionais – proporcionando assim, a vários estados originários de carga, um acesso alternativo e mais eficiente aos mercados globais.
Dheeraj Bhatia, CEO da Hanseatic Global Terminals
“Estamos muito satisfeitos por termos a Hanseatic Global Terminals como um parceiro estratégico e forte para o novo terminal de contêineres no Espírito Santo. A Hanseatic Global Terminals possui grande expertise para oferecer aos clientes, importadores e exportadores do novo terminal o manuseio eficiente de cargas e fortalecer ainda mais a importância do Brasil no comércio global”, disse Etore Selvatici Cavallieri, presidente do Grupo Imetame.
Além da excelência operacional, estamos comprometidos em desenvolver oportunidades para a região, impulsionando empregos e fomentando o desenvolvimento de negócios locais.
Etore Selvatici Cavallieri, presidente do Grupo Imetame
Investimentos em terminais e infraestrutura representam um componente importante da agenda estratégica da Hanseatic Global Terminals. A holandesa quer desenvolver ainda mais seu portfólio para expandir para mais de 30 terminais até 2030. O fechamento da transação está sujeito à aprovação das autoridades competentes e a outros órgãos reguladores relevantes, bem como a condições adicionais habituais para uma transação desse tipo.
Holandesa já opera 21 terminais pelo mundo
A HGT opera a partir de Roterdã e gerencia um portfólio de participações em 21 terminais portuários e serviços logísticos complementares em 11 países e cinco continentes. Os planos são de expandir participações para mais de 30 terminais até 2030. Sempre com foco em regiões chave, o portfólio é composto por terminais portuários e serviços logísticos relacionados na América Latina e Flórida (EUA).
No mercado indiano em expansão, está presente por meio dos terminais de contêineres, depósitos e negócios ferroviários da J M Baxi, o maior provedor integrado de terminais e logística da Índia. Além disso, a presença da HGT em polos estratégicos europeus, como Alemanha e Mediterrâneo, permite oferecer soluções logísticas e de cadeia de suprimentos fluidas e eficientes para clientes em todo o mundo.
Grupo Imetame aposta no porto
Com 45 anos de experiência, a Imetame é um grupo empresarial com sede em Aracruz, que integra empresas de setores estratégicos da economia. Com mais de 5 mil funcionários, atua nos segmentos de metalurgia, pedras ornamentais, energia e petróleo e gás. O porto é um dos empreendimentos de maior destaque do grupo.
Projetado para atender às demandas de diferentes cadeias de produção, será uma plataforma de terminal privada, com estrutura para atender diversos tipos de carga e serviços, incluindo contêineres, carga geral, granel sólido, granel líquido e operações Ship to Ship.
Com área superior a 1 milhão de metros quadrados, o empreendimento portuário surge para se tornar um dos principais polos logísticos do país, impulsionando a competitividade e o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro.