Economia

Qual empresa me ligou? Veja como descobrir e quando bloquear chamadas não solicitadas

Plataformas como Qual Empresa Me Ligou e Não Me Pertube podem ajudar a evitar problemas com ligações insistentes

Leitura: 4 Minutos
É possível bloquear os números que realizam telefonemas indesejados pelo próprio celular. Foto: Freepik
É possível bloquear os números que realizam telefonemas indesejados pelo próprio celular. Foto: Freepik

As ligações insistentes de números desconhecidos podem incomodar e até atrapalhar a rotina de quem as recebe.

Não à toa, a plataforma Não Me Pertube, uma parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as principais companhias de telecomunicações do País, lançada em 2019, que tem a função de bloquear chamadas de telemarketing e de oferta de crédito consignado, fechou o ano de 2024 com quase 12,5 milhões de números de telefone cadastrados, de acordo com dados da Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade.

Qual empresa me ligou?

Para descobrir quais instituições estão por trás dessas ligações insistentes, existe o portal Qual Empresa Me Ligou, lançado pela Anatel em 2023. Para utilizar, basta acessar o site, inserir o número desconhecido e clicar no botão “Consultar”.

Os números de telefones das empresas foram disponibilizados por prestadoras como Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo.

Porém, algumas empresas podem não fazer parte do banco de dados disponibilizado. Além disso, a ferramenta não identifica números de pessoas físicas.

Pesquisar o número de telefone online em uma ferramenta de busca, como o Google, também pode ajudar a descobrir de quem é o número. Se ele pertence a alguma empresa, normalmente a busca irá trazer o site ou rede social oficial daquele estabelecimento entre os primeiros resultados.

Com essa mesma técnica é possível ainda ver se há reclamações de spam ou fraude desse número de telefone em sites como o Reclame Aqui.

Algumas operadoras de telefonia oferecem serviços próprios de verificação e identificação de possibilidade de spam ou fraude em certos números. Ao ativar o serviço, o consumidor poderá ver o nome da empresa na tela do celular ao receber a chamada.

E o prefixo 0303?

Desde 2022, as ligações e mensagens de telemarketing passaram a ter identificação pelo prefixo 0303. A Anatel implementou a mudança com o objetivo de ajudar os usuários a identificarem facilmente esse tipo de ligação e decidir se vão aceitar a chamada.

O código aparece no início do número de qualquer ligação que vise a ofertar produtos ou serviços. Portanto, ligações de cobrança, pedidos de doação, pesquisa e relacionamento com o cliente, por exemplo, podem ligar sem o prefixo.

Como bloquear chamadas não solicitadas?

Um dos principais caminhos para evitar as ligações insistentes e indesejadas é o já citado Não Me Pertube. Basta acessar o site da plataforma, fazer o cadastro e optar por não receber mais a oferta de produtos e serviços por meio de contato telefônico das prestadoras de serviços de telecomunicações (telefone móvel e fixo, TV por assinatura e internet) e das instituições financeiras (operações de empréstimo consignado e cartão de crédito consignado).

Se mesmo com o cadastro na plataforma o consumidor continua recebendo ligações de telemarketing desses setores, ele pode registrar uma reclamação no próprio site do Não Me Perturbe.

Além disso, é possível bloquear os números pelo próprio celular. Nos aparelhos com o sistema operacional Android, basta acessar o aplicativo Telefone, depois ir para “Recentes”, clicar no número que deseja bloquear, selecionar a opção “Bloquear número” e confirmar.

Já nos aparelhos com iOS, o caminho é acessar o aplicativo Telefone, depois clicar no símbolo “i” no canto direito da tela, selecionar a opção “Bloquear número” e confirmar.

Em último caso, deve-se anotar o número de telefone, descobrir a qual empresa pertence e realizar capturas de tela das ligações recebidas. Com esses dados, faça uma reclamação formal primeiramente para sua empresa de telefonia.

Caso nenhuma providência seja tomada em cinco dias, é possível buscar os canais de atendimento da Anatel, como o telefone 1331, o app Anatel Consumidor ou o site.