Economia

Samarco pode retomar operações em mina em julho

Samarco pode retomar operações em mina em julho Samarco pode retomar operações em mina em julho Samarco pode retomar operações em mina em julho Samarco pode retomar operações em mina em julho

Brasília – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais avalia que a mina de minério de ferro Samarco, que pertence à Vale e à BHP Billiton, tem condições de retomar suas operações no segundo semestre deste ano.

“É um tempo factível”, diz o secretário adjunto da Semad, Germano Luiz Gomes Vieira. “Se cumprirem os requisitos, entre julho e agosto a empresa poderá retomar a operação.”

A unidade está fechada desde novembro de 2015, quando ocorreu o desastre com o rompimento da barragem do Fundão, em Mariana. Neste mês, o ministro Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, chegou a dizer que “provavelmente” a mina estaria em condições de operação nos próximos dois meses. Segundo a Semad, porém, o prazo não tem condições de ser atendido, porque, só para fazer a preparação da nova cava da mina, são necessários cerca de cinco meses.

“Qualquer tipo de empreendimento pode voltar a funcionar, desde que cumpra a legislação”, afirma o secretário. “Hoje, estamos na fase de vistorias técnicas, para elaborar o parecer que vai subsidiar o Conselho Estadual de Política Ambiental, que é quem toma a decisão. O que nós fazemos é uma recomendação.”

A Semad criou uma superintendência específica para tratar de “projetos prioritários”, para concentrar projetos de grande impacto econômico e social.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.