
Um pedacinho da Europa no meio da mata atlântica. E uma imagem que representa isso. Um símbolo da virada no turismo de Domingos Martins. O município lançou a marca oficial que vai representar a atividade turística local para o Espírito Santo, para o Brasil e para o mundo. Nesse sentido, a ideia é padronizar a divulgação da cidade, atrair turistas mais qualificados, fortalecer os atrativos locais, bem como envolver o empresariado nas ações voltadas à atração de visitantes.
A prefeitura apresentou a nova marca e os conceitos que o município busca para o turismo na noite desta terça (11) no Sesc Domingos Martins. Estiveram no evento empresários, representantes de entidades bem como a comunidade de forma geral.

Ter uma marca significa muito. Nós estamos gerando um grande ambiente de negócios e, a partir de agora, o município vai ser bem representado. Nós vamos dar mais visibilidade a tudo que é produzido aqui, vamos atrair turistas qualificados. Todo mundo vai saber que, através da marca, está recebendo bem como entregando um produto de grande qualidade produzido no melhor município turístico do Espírito Santo, que é Domingos Martins.
Eduardo José Ramos, prefeito de Domingos Martins
O projeto de construção da marca turística de Domingos Martins é do Studio Soma em parceria com o Sebrae-ES, o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e a Prefeitura de Domingos Martins. Do mesmo modo, a construção da identidade é resultado de colaboração de empresários, moradores, Conselho Municipal de Turismo e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Nesse sentido, a proposta é posicionar o município como uma plataforma de negócios e experiências, valorizando sua autenticidade e vocação natural para o turismo de montanha. Ou seja, um pedacinho da Europa no meio da mata atlântica.
“Para a política pública e para o empresariado é importante ter uma referência. Como qualquer produto tem uma marca, o turismo na cidade precisa ter uma marca. É um divisor de águas. Nosso grande desafio é promover o desenvolvimento do turismo aqui com equilíbrio, sustentabilidade bem como com organização do espaço territorial. E, do mesmo modo, a gente trazer o turismo para cá de segunda a segunda. Esse é o desafio”, disse o diretor superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo.
Pesquisa com comunidades de Domingos Martins
O place branding, que é o posicionamento da marca de Domingos Martins, atua como um mapa estratégico que ajuda o destino a definir o tipo de turista que quer atrair. Bem como o tipo de experiência que o município quer oferecer. Quando um território tem clareza de posicionamento, os empreendedores locais passam a se comunicar, atender e inovar em sintonia. Todos acabam virando embaixadores da marca.
E para construir a marca houve muita pesquisa. “Ouvimos mais de 400 pessoas em entrevistas de profundidade, quantitativas e qualitativas. Esse processo de escuta ativa permitiu que nós realmente mergulhássemos na rotina, no modo de fazer, na cultura, nas histórias e que isso revelasse a vocação desse destino turístico”, pontuou a estrategista de marca do Estúdio Soma, Fernanda Samoura.
Ela disse ainda que a vocação de Domingos Martins, do ponto de vista do turismo, é bem clara.
Nós estamos numa região de montanhas e não podemos deixar de colocar aqui as múltiplas imigrações que dão vida a esse território. Então, muito mais do que uma região de montanhas, Domingos Martins entrega uma cultura que pulsa. É um pedacinho da Europa dentro da Mata Atlântica. E essa vocação do turismo rural, do clima de montanha, é um chamado para que as pessoas realmente entrem nesse clima e vivam essa natureza que pulsa e essas histórias que conectam.
Fernanda Samoura, estrategista de marca do Estúdio Soma