Estação Ferroviária de Viana
A antiga Estação Ferroviária de Viana está em fase final de reforma e será entregue para a montagem no novo restaurante de alto padrão do município. Crédito: Divulgação/ Prefeitura de Viana

Um restaurante de alto padrão em um prédio histórico todo restaurado. Em março, Viana terá o Viana Restaurante, na antiga estação ferroviária do município, um patrimônio histórico do Espírito Santo. O projeto quer aliar memória, arquitetura e gastronomia afetiva. Além disso, a iniciativa passou por licitação pública, vencida pelo Uaine Group, que assumiu o compromisso de preservar a identidade do imóvel. O espaço será um polo cultural e turístico.

Segundo a prefeitura, o imóvel está em fase final de restauração. Assim que as obras estiverem prontas, o grupo assume, deverá preparar e equipar para começar a operação em março. Além do desenvolvimento econômico, o prefeito Wanderson Bueno disse que o restaurante faz parte de um plano turístico mais amplo. Ou seja, Viana quer atrair visitantes ao município.

O Uaine Group já administra pesos pesados da gastronomia capixaba como os restaurantes Balthazar, Pirão, Tomatto, Bacco, Canto do Vinho, Aleixo, Wine Garden e outros. Nesse sentido, o Balthazar, inclusive, é considerado um dos melhores do Estado, com cozinha mediterrânea e carta de vinhos bastante destacada.

É um dos pontos fortes do Uaine, já que o grupo também importa vinhos. Ou seja, os restaurantes são uma estratégia para expor e comercializar os vinhos importados pela empresa. Hoje, são mais de 200 rótulos exclusivos para o Brasil.

Um dos atrativos será o vagão restaurado que fará parte do restaurante. Crédito: Divulgação

O Viana Restaurante vai ter um vagão restaurante e quer levar a experiência do cliente além do prato. Mais do que um novo endereço para comer bem, quer se posicionar como um espécie de refúgio. A proposta é valorizar a cultura local, priorizar ingredientes bem como produtores de Viana.

Atuação além dos restaurantes

O grupo quer reafirma posição como um dos principais players de enogastronomia e agroindústria do país em 2026 . O ecossistema integra importação e distribuição de vinhos em território nacional.

No segmento de bebidas, o grupo se fortaleceu em 2025 com a marca QPA, sucesso português no Brasil. E ainda como o lançamento do QPA Terroir Chile. Este último, um corte exclusivo desenvolvido em parceria com a renomada Vinícola Tres Palácios, no Vale do Maipo.

Além do vinho e da mesa, o Uaine Group gerencia o Alambique Da Mata e a Cachaça 1500. Hoje, opera com marcas maduras e projeta 2026 como um ano de entrega de valor a longo prazo, mantendo a experiência do cliente no centro de sua estratégia.

Veja como será o restaurante:

Edu Kopernick

Editor de Economia

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.