
A Cantina Mattiello, localizada em Santa Teresa, conquistou reconhecimento nacional ao ter duas amostras de vinho tinto seco classificadas entre os 30% mais representativos na 33ª Avaliação Nacional de Vinhos- Safra 2025.
O evento realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), aconteceu no dia 25 de outubro em Bento Gonçalves (RS), além disso, reuniu produtores, enólogos, e apreciadores de vinho.
Entre os vinhos reconhecidos, está o corte Tannat/Merlot 50%, que já está finalizado e será engarrafado em dezembro.
Já o Tannat varietal, elaborado especialmente em comemoração aos 30 anos da Cantina, segue maturando em barricas de carvalho, com previsão de lançamento em 2026.
Na avaliação, as amostras inscritas passaram por degustação às cegas conduzidas por 90 enólogos, seguindo critérios internacionais rigorosos de análise visual, olfativa e gustativa.
Resultado histórico
Para a Cantina Mattiello, o resultado representa um marco na história da vinícola, que está prestes a celebrar 30 anos. O proprietário, Eliton Stanger, destacou o significado da conquista.
Estar ao lado de vinícolas tão renomadas é uma verdadeira honra e um marco histórico para nós. Especialmente enquanto nos preparamos para os 30 anos da Cantina. Essa classificação é o reflexo de anos de dedicação, da evolução que tivemos desde o fermentado de jabuticaba e vinhos de mesa. E do desafio de elaborar vinhos finos que abraçamos em 2018.
Eliton Stanger, proprietário da Cantina Mattiello
Por fim, a trajetória de crescimento da Cantina Mattiello tem contado com o apoio do Sebrae/ES desde seus primeiros anos. Carla Bortolozzo, gerente da regional Central do Sebrae/ES, salienta a parceria contínua.
“A Cantina Mattiello é cliente do Sebrae/ES desde o início, na época de sua implementação, e temos feito muitos projetos com o estabelecimento no decorrer dos anos, como gestão, experiência do cliente e estudos de mercado. Nós já realizamos, inclusive, ações e seminários com parceiros técnicos do Ministério da Agricultura e do Incaper para avaliação dos produtos.”
 
					 
			
		 
			
		 
						 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		