A edição de 2025 do Vital acontece neste fim de semana (22 e 23), no Sambão do Povo, em Vitória. No ano passado, o carnaval capixaba fora de época gerou um impacto positivo na rede hoteleira da Capital, elevando a taxa de ocupação em até 17 pontos percentuais.
O levantamento é do Observatório do Turismo da Secretaria do Turismo (Setur), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo (ABIH-ES).
No sábado do evento, em 2024, a ocupação hoteleira atingiu 75,6%. Ou seja, um aumento de 17 pontos em relação à média dos outros sábados do mês de agosto, que foi de 58,6%. Na sexta-feira, a taxa chegou a 72,7%, quase 12 pontos acima da média do mês (62,8%).
Impacto positivo se repete desde 2022
De acordo com o levantamento, o impacto positivo do evento se repete desde 2022. Em 2022, o crescimento foi de 10,3 pontos na sexta-feira (72,1%) e 1,1 ponto no sábado (78,1%), em comparação com a média do respectivo mês.
Em setembro de 2023, o Vital elevou a ocupação em 7,1 pontos percentuais tanto na sexta-feira (74,4%) quanto no sábado (78,4%).
O secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, enfatizou sobre o aumento da ocupação dos hotéis durante do Vital.
“Esperamos que este ano o evento se consolide cada vez mais, comprovando que o Espírito Santo está preparado para receber bem nossos turistas e todos estão convidados a conhecer cada pedaço do nosso Estado”, destacou Coelho.
Pesquisa será realizada durante o Vital
Conforme divulgado, neste ano, a Setur realizará pesquisa junto aos turistas e excursionistas que participarem do evento.
O levantamento terá o objetivo de identificar o perfil e os hábitos de viagem, bem como gastos, meios de hospedagem utilizados, entre outras informações.
A coleta será realizada pela empresa licitada Leal M Opinião e Mercado e analisada pelo Observatório do Turismo.