Vitória acaba de se tornar destaque na premiação Cidade Connected Smart Cities (CSC) 2025. Ao superar Florianópolis (SC), Niterói (RJ), São Paulo (SP) e Curitiba (PR), respectivamente, a capital capixaba se torna a primeira colocada entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil.
A premiação ocorreu nesta terça-feira (23), em São Paulo. Após conquistar a segunda colocação em 2024, a capital capixaba obteve nota 61,27 em 2025, tornando-se a primeira no ranking CSC.
O evento acontece como uma forma de incentivo a reconhecer as ações inovadoras dos municípios do país.
A premiação contou com a presença do prefeito da capital, Lorenzo Pazolini. Ele foi um dos 8 mil participantes reunidos em torno de um objetivo comum: pensar, construir e transformar cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis.
“O ótimo resultado alcançado por Vitória reforça a cidade como um centro de inovação e abre oportunidades para novas parcerias.” Destacou o prefeito.
Ranking
Para a classificação final, foram avaliadas as seguintes categorias: educação; resíduos sólidos, esgotos e água; economia/finanças; habitação e planejamento urbano; saúde/agricultura local/urbana e segurança alimentar; população/condições sociais; inovação e empreendedorismo; energia; governança; meio ambiente e, bem como, mudanças climáticas; mobilidade; segurança e telecomunicação.
No eixo “telecomunicação”, Vitória alcançou 100% de domicílios cobertos por 5G. Além disso, registrou mais de 133 mil acessos à telefonia móvel e mais de 39 mil acessos à internet por 100 mil habitantes.
No item “educação”, Vitória tem 128% da população feminina e 125% da população em geral em idade escolar matriculadas em escolas.
Por fim, em “saúde, agricultura local/urbana e segurança alimentar”, Vitória se destaca por ter 701 médicos por 100 mil habitantes. Além de 80% das escolas com acesso à internet banda larga.