
O fim do ano está chegando e, assim como o ano, as casas se preparam para receber as comemorações festivas com luzes, decorações na porta, árvores natalinas e até o panetone começa a aparecer no cotidiano do povo brasileiro.
Para um Natal sem sustos com os preços e possíveis golpes, o Procon de Vitória forneceu dicas para planejar com antecedência, tanto na decoração quanto na ceia dos capixabas.
Uma das orientações é estar atento ao prazo de validade dos produtos, principalmente os alimentos. Muitas vezes, os descontos podem esconder data de validade muito próxima, e o consumidor acabar depois no prejuízo ou até passando mal.
Além disso, o Procon alerta sobre os cuidados com a checagem das lojas virtuais e estar sempre atentos às promoções “imbatíveis”, que podem vir de estabelecimentos com procedência duvidosa.
Veja algumas dicas para as compras de fim de ano:
- Pesquise preços em diferentes lojas físicas e on-line.
- Evite compras em sites sem reputação ou que não informem CNPJ e endereço físico.
- Exija nota fiscal e guarde comprovantes de pagamento.
- Verifique prazos de entrega e política de troca, especialmente para presentes.
- Observe a rotulagem dos alimentos: ingredientes, validade e origem, e prefira produtos com selo de garantia.
- Desconfie de promoções muito abaixo do valor de mercado.
- Na preparação dos alimentos, siga corretamente as instruções de cozimento para evitar riscos à saúde.
- Na decoração, utilize materiais seguros e compatíveis com o ambiente, evitando riscos de fogo ou acidentes.
O gerente do Procon Vitória, Breno Panetto, alerta: “É fundamental verificar se os produtos possuem certificação de segurança e o selo do Inmetro, especialmente os elétricos, como pisca-piscas e extensões, pois é preciso para evitar a sobrecarga de tomadas. Evite comprar em locais sem nota fiscal ou garantia. Procure sempre estabelecimentos confiáveis”.
Ceia
Peru, chester, tender e panetone são estrelas da ceia natalina. Mas, com a alta demanda, os preços podem variar bastante.
“Evite compras por impulso e sempre verifique se o produto está armazenado corretamente, especialmente os refrigerados”, reforça Panetto.
Além disso, o secretário municipal de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Luciano Forrechi, destaca a importância de valorizar o comércio local.
“Comprar de pequenos produtores e comerciantes da cidade fortalece a economia e promove um Natal mais justo para todos. É, assim, uma forma de exercer cidadania também”, afirma.
Quem precisar, pode ir até o Procon Vitória presencialmente. Ele fica na Casa do Cidadão, em Itararé (Avenida Maruípe, 2.544), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
É possível fazer agendamento prévio para o atendimento por meio do site do Procon.