
Com o passar das horas, os primeiros candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 começaram a deixar seus locais de aplicação. A prova teve início às 13h30 e a saída, sem o caderno de questões, foi liberada às 15h30.
Neste domingo (9), foram aplicadas as questões de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, além da Redação, com o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
O Folha Vitória conversou com alguns alunos, que descreveram o primeiro dia de prova como “cansativo”. Para Raquel Alves Moraes, estudante Publicidade e Propaganda, a avaliação foi mais cansativa que a do ano passado.
Sobre a prova no geral, eu achei um pouco cansativa neste ano. Ano passado eu fiz também, mas achei muito mais tranquila do que a prova deste ano, que as perguntas estavam pequenas, mas ainda assim muito maçante.
Raquel Alves Moraes, candidata do Enem
Já Antônio Feliz, de 15 anos, fez a prova como treineiro, para adquirir experiência para os próximos anos. O estudante afirmou que a prova foi boa, mas também achou cansativa.
“Achei a prova muito boa, questões boas, mas muito cansativa, muita coisa para ler. Dava para ter sido melhor, mas na próxima a gente consegue”, avaliou.
Tema da Redação pegou candidatos de surpresa
A Redação pegou alguns candidatos de surpresa. Débora Ramos, de 21 anos, disse que o tema, que abordava o envelhecimento da sociedade brasileira, foi mais difícil do que o de 2024. No ano anterior, os alunos deveriam abordar os “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
“A redação foi bem mais difícil. O tema eu não esperava. Achei que fosse ser algo mais atual, mas foi sobre idoso”, afirmou Débora.
Estudante apostada em tema sobre tecnologia
Já Raquel disse que gostou do tema da Redação e que, apesar de ser inesperada, a temática era simples de se abordar, com várias possibilidades de desenvolvimento.
“Todo mundo esperava um tema de inteligência artificial, tecnologia. Um tema envolvendo idosos, que normalmente não são vistos, eu achei interessante e bom de trabalhar”, disse.
Sobre a Redação, Antônio Feliz disse que estava preparado, já que havia abordado a temática em um simulado na escola: “O tema consegui desenvolver bem, pois já tinha feito em aula um parecido”.
No Espírito Santo, 85 mil pessoas se inscreveram para o Enem. No próximo domingo (16) acontece a segunda etapa, com foco em Matemática e Ciências da Natureza.