
<?xml encoding=”UTF-8″>
Os alunos de duas escolas particulares da Serra e de Vitória provavelmente ficaram mais tranquilos ao ver o tema da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Isso porque os estudantes participaram de simulados que abordavam exatamente o “envelhecimento da população brasileira”, tema deste ano do exame.
De acordo com a professora de Redação e Língua Portuguesa do Centro Educacional Castelo (CEC), Raquel Rodrigues Teles, a escolha dos temas que foram trabalhados em sala de aula se baseou nos assuntos relevantes e no que ainda não havia sido abordado em exames anteriores.
Muito se falou sobre meio ambiente, sobre a precarização e uberização do trabalho, por exemplo. Porém, os idosos e o envelhecimento populacional é um dado alarmante. Dados do IBGE de 2023 e 2024 apontam que, atualmente, no Brasil está ocorrendo um movimento de inversão da pirâmide etária.
Raquel Rodrigues Teles, professora de Redação e Língua Portuguesa
De acordo com o coordenador pedagógico do CEC, Daniel Rodrigues, 26 alunos do 3º ano do Ensino Médio fizeram o simulado e essa será a primeira turma a se formar na escola.
Daniel relata que os alunos passam por simulados que replicam o modelo do Enem, o que preparou bem para a prova nacional.
“São simulados presenciais na escola, no mesmo formato do Enem. Isso faz com que eles cheguem mais preparados para o dia da prova. Este ano foram cinco edições”, explicou.
O tema da redação deste ano foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Além da parte escrita, neste domingo (9) também são aplicadas as questões de Linguagens e Ciências Humanas.
Tema da redação pode esconder pegadinha

Sobre o tema, Raquel Rodrigues Teles disse que os alunos precisarão estar atentos, principalmente quanto ao uso da palavra “perspectiva” no tema.
A escolha deste termo, ao invés de “desafios”, por exemplo, pode levar o candidato a abordar apenas pontos positivos deste cenário.
A perspectiva é nada mais, nada menos do que você estabelecer um ponto e um contraponto. Seriam quase desafios, mas tem um senso comum que quando há a palavra ‘desafio’ no enunciado da proposta, você só tem que falar mal, sendo que as perspectivas são: quais perspectivas sociais? O que está acontecendo na sociedade?.
Raquel Rodrigues Teles, professora
A professora também detalha que uma das abordagens para o tema é dar uma tese e uma contra-tese, sem fugir do tema proposto.
“Por exemplo, os idosos estão tendo mais qualidade de vida, mas a pirâmide etária no Brasil está sendo invertida e nós teremos poucas pessoas na juventude trabalhando”, afirma.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a Redação vale 1 mil pontos e será corrigida por dois avaliadores, com base nas cinco competências. Cada um dos avaliadores dará uma nota de 0 a 200 por competência e a nota da redação é a média aritmética entre as notas totais.
Escola Americana de Vitória também acertou tema deste ano

Além da escola da Serra, a Escola Americana de Vitória também antecipou o tema da redação do Enem 2025. Segundo a professora de Redação Ana Paula Gomes de Oliveira, o assunto — que tratou do envelhecimento no Brasil — foi amplamente trabalhado com os alunos ao longo de todo o ensino médio.
As turmas da 1ª, 2ª e 3ª séries refletiram sobre a temática e produziram textos abordando questões como violência intrafamiliar contra idosos, solidão, exclusão digital, etarismo e os estigmas relacionados ao processo de envelhecimento.
De acordo com a professora, uma das propostas sobre o tema foi desenvolvida recentemente, em outubro, e a escola está confiante no bom desempenho dos estudantes. Ana Paula também destacou os alunos Davi Aguiar (1ª série), Ryan (2ª série) e Davi Lucas (3ª série), que se destacaram nas produções sobre o assunto.