O vídeo de um aluno com Síndrome de Down tem encantado seguidores nas redes sociais. Publicado há cerca de uma semana, a gravação feita na EEEFM São João Batista, em Cariacica Sede, no município de Cariacica, já soma mais 6,6 milhões de visualizações.
O que seria uma aula sobre sujeitos de uma frase, virou uma grande ação de inclusão. Nas imagens, surge a pergunta na lousa: “O João está dançando. Onde está o sujeito da frase?“. Em seguida, o João Victor Muniz de Oliveira aparece dançando em meio aos colegas de turma. (Assista abaixo).
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“Os professores da EEEFM São João Batista planejam estrategicamente ações que promovem o acolhimento à diversidade e a inclusão. Ver nossos estudantes compartilhando, com entusiasmo, a importância de envolver todos nas ações escolares é uma prova de que estamos conseguindo criar momentos de transformação. Utilizando o linguajar próprio da juventude e as redes sociais como ferramentas de propagação do pensamento crítico, fortalecemos uma escola mais justa, participativa e acolhedora”, disse a diretora da unidade de ensino, Jussara Morelato Demuner.
Segundo a Secretaria Estadual de Educação (Sedu), a iniciativa surgiu dos próprios estudantes. A gravação desse e de outros vídeos com o João é uma estratégia, que visa a inclusão, a cultura de paz e equidade e a formação dos estudantes.
“Acreditamos que a influência de vídeos viralizados é significativa e o que determina a seleção do que será reproduzido vem da construção da cultura implementada pela instituição“, destacou a Sedu em nota.
Diversos vídeos já foram gravados em sala de aula e, em alguns deles, até os próprios professores participam. Conforme a secretaria, em geral, os vídeos são gravados no final da aula, após o professor aplicar o que foi planejado e, em alguns casos, a gravação faz parte do planejamento. A atividade proporciona reflexões de forma lúdica.
“Toda ação estratégica que torne o ambiente escolar acolhedor, empático e atraente causa impacto na aprendizagem, estreita laços entre o professor e o estudante, entre os próprios estudantes e desenvolve a empatia, a criatividade e o respeito. A escola precisa ser um espaço onde os alunos vivenciam momentos importantes de aprendizado, socialização e desenvolvimento emocional”, afirmou a secretaria.