Com criatividade e trabalho em equipe, 140 estudantes participam neste sábado (11), no Sesi Jardim da Penha, em Vitória, da 3ª edição do Desafio ArcelorMittal de Robótica. A disputa propõe desafios inspirados na metodologia STEAM, que une ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.
Organizado pela fabricante de aço em parceria com o Sesi e a Findes, o evento contará com 24 equipes disputando em quatro categorias: Projeto de Inovação, Design do Robô, Desafio do Robô e Valores de Equipe.
Os estudantes, do 6º ao 9º ano, serão avaliados por uma banca composta por professores do Sesi e empregados da ArcelorMittal.
Nesta edição, além das turmas do Sesi Jardim da Penha e do Sesi Maruípe, o desafio terá a participação de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral Paulo Reglus Neves Freire, do bairro Inhanguetá.
Neste ano, o tema central é “Como a indústria do aço pode contribuir para a construção de um mundo mais sustentável?”. A partir dessa proposta, os participantes desenvolveram soluções inspiradas em projetos reais da empresa.
Ao unir a metodologia STEAM com a robótica educacional, oferecemos aos jovens uma oportunidade única de aproximar o conhecimento da realidade da indústria.”
Bernardo Enne, gerente-geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Unidade Tubarão
Para o superintendente do Sesi-ES e diretor regional do Senai-ES, Geferson Santos, a iniciativa é também uma forma de preparar os jovens para o mercado de trabalho.
“Ao aproximar nossos alunos do cotidiano da indústria, estimulamos competências fundamentais como criatividade, colaboração e pensamento crítico. Além disso, despertamos neles o compromisso de construir soluções sustentáveis”, destacou Santos.
Antes da competição, os estudantes participaram de monitorias e visitas técnicas à empresa, onde conheceram projetos de sustentabilidade e aprimoraram suas habilidades em programação e design.
Sete equipes serão premiadas ao final do torneio, incluindo os três melhores desempenhos gerais.