O forte calor e a alta sensação térmica são desafios extras para os estudantes que realizam o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 em Vitória, neste domingo (16 de novembro). O Folha Vitória acompanhou pelo menos duas pessoas que passaram mal devido ao calor intenso enquanto subiam a ladeira que leva a um dos locais de prova, uma faculdade particular em Vitória.
Para tentar se recuperar, duas jovens precisaram sentar no chão da ladeira e descansar antes de seguir para o portão. Apesar do susto, elas conseguiram seguir para o exame.
Apesar dos 27º registrados na capital capixaba, a sensação térmica chega aos 29º e a umidade do ar está em 68º, o que pode levar ao mal-estar.
O Inep permite que os estudantes levem garrafas de água transparentes e sem rótulos. É fundamental beber água frequentemente e utilizar roupas leves e claras para ajudar na regulação da temperatura corporal.
Chance de chuva no fim da tarde

Além do calor, a previsão do tempo indica que os candidatos devem se preparar para a possibilidade de chuva no final do dia. A chance de precipitação é de 12% pela manhã, mas aumenta para 40% durante a noite, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas no período da tarde.
Detalhes do segundo dia de provas
O segundo dia de provas do Enem 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece neste domingo (16). As provas terão duração de cinco horas e o término está previsto para às 18h30. Os inscritos vão testar conhecimento em 45 questões de múltipla escolha de ciências da natureza (química, física e biologia) e 45 questões de matemática. Ao todo, 4,81 milhões de pessoas estão inscritas. Desse montante, participaram do primeiro dia de prova, 3,5 milhões (73%). Quem faltou no domingo passado, contudo, ainda pode realizar a prova hoje sem problemas.
Os candidatos devem permanecer pelo menos duas horas nas salas de provas e só poderão deixar o local a partir de 15h30, sem levar o caderno de questões.
Quem deseja levar o caderno de questões, será liberado apenas às 18h.