
A Prefeitura de Vitória e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) firmaram um termo de cessão de uso gratuito de duas áreas do município para a implantação do Parque Tecnológico Cidade da Inovação, na segunda-feira (3).
O acordo tem validade de 120 meses. As áreas cedidas ficam em Jardim da Penha, na Rua Comissário Octávio Queiroz, e medem 2.600,06 m² e 1.800,34 m².
A partir da cessão, o Ifes poderá realizar benfeitorias e adaptações necessárias à instalação do novo complexo de inovação.
Durante a cerimônia de assinatura, realizada no Salão Nobre da Prefeitura, o prefeito Lorenzo Pazolini destacou o impacto do projeto para o futuro da cidade.
“Vitória se prepara para abrigar um dos maiores polos de inovação do Espírito Santo, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o futuro da educação, da ciência e do desenvolvimento econômico sustentável”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho da capital, Luciano Forrechi, ressalta o papel da integração entre os órgãos públicos e educacionais.
“A partir dessa cessão, a Cidade da Inovação terá condições de consolidar as bases para o desenvolvimento da ciência e da pesquisa no Espírito Santo”, destacou.
Esse galpão será utilizado como uma plataforma da chamada Cidade da Inovação, incluindo o parque tecnológico. O objetivo é conectar e desenvolver cultura de inovação, talentos, ideias e recursos para gerar soluções que transformem positivamente a sociedade e a economia.”
Jadir José Pela, reitor do Ifes
Cidade da Inovação
O Parque Tecnológico Cidade da Inovação será uma estrutura voltada à integração entre universidades, empresas e poder público, com foco em pesquisa aplicada, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável.
O espaço tem o objetivo de se tornar referência na formação de talentos e na criação de soluções tecnológicas voltadas para o crescimento econômico e social da capital e de todo o Estado.