
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos principais motivos de tensão e curiosidade dos candidatos. O texto dissertativo-argumentativo, de até 30 linhas, tem peso significativo na nota final e pode definir o resultado do aluno.
Neste domingo (9) aconteceu a aplicação da redação de 2025, que teve como tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
Mas você sabe quais outros temas já foram abordados na prova? Relembre os últimos 10 temas de redação do Enem e como funciona a correção.
Os 10 últimos temas de redação do Enem
- 2024 – Desafios para a valorização da herança africana no Brasil: foram seis textos de apoio que variavam entre a definição da palavra “herança” do dicionário Houaiss e um trecho de um samba-enredo da Mangueira.
- 2023 – Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil: na época, a professora do Laboratório de redação do Objetivo, disse que “não se valoriza devidamente o trabalho, a dedicação, a entrega dessas mulheres”.
- 2022 – Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil: na época, o assunto gerou uma polêmica nas redes sociais pela complexidade e diferença de conceitos entre povos e comunidades tradicionais e originários.
- 2021 – Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil: Thiago Braga, autor de Língua Portuguesa do Sistema de Ensino pH, chegou a dizer que era um “tema considerado tranquilo para os alunos e é uma importante discussão já que muitas pessoas não conseguem ter acesso ao registro civil ainda”.
- 2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira: a edição ocorreu durante o período crítico da pandemia e parte dos estudantes realizou a prova de forma online.
- 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil: em 2019, os candidatos deveriam analisar e discutir os desafios para acesso ao cinema no país.
- 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet: os algoritmos e sua influência sobre o comportamento online foram o centro da discussão da redação de 2019.
- 2017 – Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil: o foco em 2017 foi os obstáculos enfrentados pela comunidade surda para a formação educacional no país.
- 2016 – Caminhos para combate à intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil: em 20216, aconteceram duas aplicações da prova devido às ocupações dos locais de prova por manifestantes. Em novembro, foi abordada a intolerância religiosa e, em dezembro, o racismo no país.
- 2015 – A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira: a edição focou na violência contra as mulheres e os motivos para a sua persistência na sociedade.
Redação vale 1.000 pontos
Na redação os candidatos devem produzir um texto dissertativo-argumentativo, de até 30 linhas, com base no tema apresentado. Os textos motivadores auxiliam os candidatos a desenvolver conceitos e ideias.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a redação vale 1.000 pontos e é corrigida por dois avaliadores, com base nas cinco competências. Cada um dos avaliadores dá uma nota de 0 a 200 por competência e a nota da redação é a média aritmética entre as notas totais.
As competências avaliadas são: o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; a organização das informações, dos fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista; o conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e a proposta de intervenção para o problema abordado.