Instituto Ponte

“Sonhos têm direção”: alunos vão contar como educação muda vidas

ONG capixaba que alcançou 19 estados brasileiros comemora 11 anos de atuação com evento aberto ao público em Vitória neste sábado (27)

Leitura: 4 Minutos
Festança Instituto Ponte de 2024
Festança Instituto Ponte de 2024. Foto: Instituto Ponte/Divulgação

Às 5h, Eduarda Schwartz sai de casa e, antes mesmo do sol nascer, percorre um caminho que já se tornou parte da sua rotina. A jovem de 15 anos mora em Cariacica, mas estuda em uma escola de Vitória e precisa viajar de ônibus entre as cidades todos os dias.

Apesar dos desafios de uma rotina cansativa, a vontade de conquistar seus objetivos fala mais alto. Filha de uma professora de educação física e um pedreiro e dividindo uma casa simples com seis pessoas, Eduarda acredita que a educação é a melhor forma de transformar a sua realidade e a da sua família.

Nos primeiros anos de ensino, a adolescente estudou em escola particular, mas precisou migrar para a rede pública quando a família passou por dificuldades financeiras na pandemia. Entretanto, em 2024, a oportunidade veio por outras mãos, quando ela ingressou no Instituto Ponte e recebeu uma bolsa de estudos para o colégio Primeiro Mundo.

O Instituto me mostrou que os sonhos não têm tamanho, eles têm direção. O meu é ser médica, para transformar e salvar vidas.”

Eduarda Schwartz, estudante que será uma das apresentadoras da Festança do Instituto.

A história seguiu um caminho similar para Iury Roberts, de 17 anos. Natural de Vargem Grande, no interior do Maranhão, precisou se mudar para viver com uma tia na capital São Luís para continuar os estudos. A saudade da família e a rotina foram grandes desafios, mas que o adolescente superou com o apoio do Instituto.

“O Instituto me deu esperança de que meus sonhos são possíveis. Aprendi que ninguém conquista nada sozinho. Meu objetivo é cursar medicina e ajudar outras pessoas”, diz.

Mesmo em locais tão distintos do país, a história de Eduarda, Iury e outros 466 alunos, de 19 estados brasileiros, encontraram o mesmo caminho com o auxílio do Instituto Ponte: àquele em que a educação é a base para um futuro melhor.

Histórias compartilhadas em evento

Eduarda e Iury, ao lado das colegas Maria Julia Neres (MG) e Emily Firmino (SP), irão compartilhar suas histórias no palco da Festança Instituto Ponte, no próximo sábado (27), a partir das 9h na Escola Americana de Vitória.

O evento gratuito e aberto ao público, comemora os 11 anos de vida da ONG, que oferece suporte desde o ensino fundamental até a conclusão da faculdade para estudantes. O Instituto se propõe a ser a ponte para a ascensão social por meio da educação.

Segundo Bartira Almeida, presidente do Instituto Ponte, os resultados comprovam o impacto da iniciativa.

Hoje, 38% dos universitários do Instituto, a partir do segundo ano da graduação, já possuem remuneração fixa mensal, em média 2,7 vezes maior do que a renda per capita de suas famílias. Isso mostra como a educação é capaz de promover ascensão social em uma geração.”

Bartira Almeida, presidente do Instituto Ponte

Serviço

  • Evento: Festança Instituto Ponte – 11 anos
  • Data: sábado, 27 de setembro
  • Horário: das 9h às 11h
  • Local: Escola Americana de Vitóriaa – Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1910 – Bento Ferreira, Vitória
  • Entrada: gratuita e aberta ao público
  • Inscrições: por meio do site
Aline Gomes

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa e estudante de Publicidade e Propaganda na Unopar, atuou como head de copywriting, social media, assessora de comunicação e analista de marketing. Atua no Folha Vitória como Editora de Saúde desde maio de 2025.

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa e estudante de Publicidade e Propaganda na Unopar, atuou como head de copywriting, social media, assessora de comunicação e analista de marketing. Atua no Folha Vitória como Editora de Saúde desde maio de 2025.