
A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) estuda a implantação de um campus presencial no município de Afonso Cláudio, na Região Serrana do Estado.
Atualmente, Afonso Cláudio já conta com polos presenciais da Ufes pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), com cursos de Ensino à Distância (EaD). A proposta agora é ampliar essa presença com um campus fixo, voltado à oferta de cursos presenciais.
Durante a reunião, a comitiva da prefeitura apresentou um estudo de viabilidade para a instalação do novo campus, destacando a infraestrutura existente e áreas já preparadas para receber a universidade.
Segundo o prefeito Luciano Pimenta, o espaço que poderá abrigar a unidade já está com 90% das obras concluídas e possui ginásio esportivo, refeitório, auditório, laboratório e mais de 14 salas de aula.
A estrutura está sendo construída em terreno da prefeitura e o governo do Estado se comprometeu a finalizar os serviços.
A Ufes já instituiu uma comissão interna responsável pela elaboração do projeto de implantação. A equipe avalia as adaptações necessárias no espaço físico, que foi originalmente projetado para funcionar como uma escola técnica e também desenvolve o Projeto Pedagógico de Curso (PPC).
O reitor da universidade destacou que a primeira graduação oferecida no futuro campus deverá ser voltada à área de ciência, tecnologia e inovação, considerando as vocações da região.
Estamos trabalhando junto com a prefeitura para estudar como será este curso. Mas o principal é que seja inovador e bem moderno, para atender a população e as necessidades locais, afirmou Eustáquio de Castro.
Segundo ele, a expectativa é encaminhar a proposta ao Ministério da Educação (MEC) ainda este ano, visando viabilizar recursos humanos e equipamentos para iniciar o curso nos próximos anos.
A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufes, Cristina Engel, também participou da reunião e ressaltou que a proposta pedagógica será pensada de forma estratégica.
“Prevemos que o curso poderá atender às necessidades do município, de todo o estado, e também atraia um público externo”, avaliou.
Para o prefeito de Afonso Cláudio, Luciano Pimenta, o novo campus será uma oportunidade não apenas de formar mão de obra qualificada, mas de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região.
A Ufes tem esse papel de criar polos de conhecimento que atraem o mundo inteiro para pesquisa, extensão e inovação. O impacto será regional e até internacional, afirmou.
Além do reitor, da pró-reitora e do prefeito, participaram do encontro o diretor de Relações Interinstitucionais da Ufes, Gustavo Cardoso; o vice-prefeito de Afonso Cláudio, Steward Schultz; e a assessora de gabinete Franceyla Costa.
Ao fim da reunião, o reitor reforçou a importância da parceria entre as esferas federal, estadual e municipal para viabilizar o projeto.
“A união dessas três esferas pode gerar benefícios amplos e duradouros para a sociedade, e a efetiva implementação do novo campus será um exemplo disso”, disse.