Alunos da Emef Arthur da Costa e Silva, no bairro Aparecida, em Cariacica, tiveram uma experiência inusitada: com o auxílio da inteligência artificial, puderam se ver no futuro, exercendo as profissões dos seus sonhos.
A atividade foi conduzida pela professora Thais Moral, que ao longo do semestre promoveu ações para incentivar os alunos a refletirem sobre suas aspirações profissionais.
Além do uso da tecnologia, os estudantes exploraram o município, visitaram pontos turísticos e o Quartel do Corpo de Bombeiros, conhecendo mais sobre profissões essenciais para a sociedade.
A eletiva, que integra o programa de Tempo Integral, busca despertar a curiosidade, o olhar investigativo e o protagonismo das crianças. Os conteúdos abordados, como cultura, profissões e identidade local, são sempre conectados ao cotidiano e ao imaginário infantil, tornando o aprendizado mais significativo. As reações das crianças encantaram a professora.
Ver os alunos se emocionando ao se enxergarem no futuro foi muito especial. Essa vivência com a Inteligência Artificial possibilitou que eles se conectassem com seus sonhos de forma concreta, despertando ainda mais interesse pelo futuro e pela escola.
Thais Moral, professora
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a proposta amplia o repertório cultural, fortalece o vínculo com a escola e estimula o desenvolvimento integral dos alunos, incluindo aspectos cognitivos, sociais, emocionais e culturais.
Quando a escola proporciona vivências que unem tecnologia, sonho e realidade, o aprendizado se torna muito mais potente. Estamos formando crianças protagonistas, com autonomia e visão de futuro.
Luzian Belisário, secretária de Educação de Cariacica