É BOM SABER

Alimentos Afrodisíacos

Alguns alimentos possuem substancias que exercem algumas ações no metabolismo e  aumentam a libido e a sensação de prazer. A nutricionista Jéssica Sabadine Lucas preparou este texto que fala quais são esses alimentos e nos ensinou uma receitinha deliciosa e afrodisíaca.

Esse assunto é muito discutido entre os profissionais de nutrição, já que há necessidade de mais estudos conclusivos e novas investigações, porém algumas pesquisas mostram que diversos alimentos exercem ações no metabolismo, aumentando a circulação sanguínea, atuando no sistema nervoso central, aumentando a produção de hormônios sexuais, aumentando a libido e a sensação de prazer.

Alguns alimentos como frutas com perfume adocicados como morangos e cerejas, e especiarias como canela, baunilha, gengibre e curry podem influenciar no desejo, despertando sensações que interferem na liberação de alguns hormônios sexuais.

Citaremos alguns alimentos relacionados ao aumento do desejo. Mas lembre-se: De nada adianta consumi-los em excesso ou todos de uma vez, já que alguns alimentos podem causar algumas reações adversas se consumidos em grande quantidade.
Frutos do mar: Esses alimentos como peixes, mariscos e, principalmente a ostra, são ricos em zinco, mineral que induz à produção de hormônios ligados ao sexo, facilitando a lubrificação feminina, além disso, aumenta a mobilidade dos espermatozóides.
Chocolate: Cacau é rico em l-arginina (aminoácido), que produz oxido nítrico, que tem efeito vasodilatador. Por aumentar os níveis de serotonina melhora o humor e provoca sensação de prazer e felicidade.
Gengibre: Estimula o sistema circulatório e ajuda a prolongar a função erétil.
Pimenta: Contém capsaicina, que aumenta a freqüência cardíaca e a circulação sanguínea, além de efeito estimulante na circulação dos órgãos genitais.
Especiarias: O cravo, a noz moscada, o ginseng, a canela, açafrão e a mostarda, por exemplo, podem provocar o aumento da secreção de lubrificante vaginal e da produção de testosterona no homem.
Gergelim: Fonte de magnésio e ácidos graxos que regulam as prostaglandinas, necessárias para produzir hormônios sexuais.
Guaraná: Conta com substâncias estimulantes, em particular a cafeína, assim como grande quantidade de taninos. Pela presença de xantinas, atua sobre a circulação (vasodilatação) e também no sistema nervoso central, levando a uma liberação espontânea prolongada de calor, tanto no homem quanto na mulher.

É importante lembrar que, para que esses benefícios sejam satisfatórios, o consumo desses alimentos deve ser moderado e é fundamental que venha acompanhado de uma alimentação balanceada, já que vários estudos demonstram que indivíduos com excesso de peso, principalmente mulheres, possuem perda de apetite e desempenho sexual.

Receita afrodisíacaRisoto com molho de camarões

Ingredientes

Risoto
80g de arroz arbóreo
1 colher (sopa) de cebola ralada
1 colher (sopa) de manteiga
20ml de vinho branco seco
1/2 litro de caldo de legumes

Molho de camarão
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de cebola ralada
1 dente de alho picadinho
1 cm de gengibre picado
1 colher (café) de páprica picante
1 pitada de pimenta vermelha
1 colher (café) de açafrão em pó
150 g de camarões rosa cozidos
1 xícara (café) de leite de côco
2 tomates maduros (próprios para molho) sem pele e sementes picados em cubinhos
30 g de amêndoas em lascas e torradas
1/2 lata (pequena) de molho pronto de tomates
Tempero verde à gosto.

Modo de preparo
Risoto

Em uma panela, refogue a cebola com a manteiga. Junte o arroz e deixe refogar por alguns segundos. Adicione o vinho e deixe ferver para o álcool evaporar.
Junte concha a concha o caldo de legumes. Quando o arroz estiver ao dente, junte o refogado de camarões. Acrescente as amêndoas e um fio de azeite, mexendo sempre.

Molho de camarões
Em uma panela, doure a cebola e o alho no azeite. Coloque o tomate, o molho de tomate, o gengibre, a páprica e o açafrão. Refogue até o tomate desmanchar. Coloque então o camarão cozido, o leite de côco e o tempero verde.

3 Respostas para “É BOM SABER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *