PEDRO PERMUY

Entretenimento e Cultura

Receita de moqueca capixaba com dendê gera polêmica: "É peixada"

Post que mostra suposta receita de moqueca com azeite de dendê e leite de coco acabou viralizando no Twitter: "Moqueca é capixaba. O resto é peixada"

Pedro Permuy

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Se tem algo que tira qualquer capixaba do sério é confusão envolvendo a receita da moqueca, um dos mais tradicionais pratos da gastronomia do Espírito Santo.

Em um post no Twitter, internautas entraram em um verdadeiro embate com uma foto da comida, que havia sido preparada com azeite de dendê e leite de coco - dois ingredientes que, a rigor, não são usados na receita tradicional que é feita no Estado.

Na publicação, que tem centenas de reações na rede social, a autora postou a foto do prato e legendou: "Encontre o erro".

Em seguida, os internautas começaram a questionar. "Primeiro, só existe moqueca se ela for capixaba. Segundo, não tem azeite de dendê e nem leite de coco", observou um seguidor.

"Azeite de dendê e leite de coco na moqueca é crime", criticou outro internautas. Outra seguidora finalizou: "A receita é de peixada baiana. Moqueca é capixaba. O resto é peixada".

A coluna, que não dorme no ponto, aproveita para esclarecer: de modo geral, os chefs costumam usar tomate, cebola, coentro e azeite de oliva na preparação da moqueca, que, ainda assim, tem várias releituras diferentes pelo Estado afora. E, claro, o prato é preparado na panela de barro, que é inclusive patrimônio imaterial registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

LEIA TAMBÉM: Cantor grava clipe com produtor de Zezé Di Camargo em Guarapari

Pontos moeda