Obesidade e sobrepeso podem gerar problemas de circulação

Edu Coutinho Colunista de Entretenimento

Já se sabe que a obesidade e o sobrepeso podem gerar vários prejuízos para a saúde, em vários aspectos. Um deles, que nem sempre é comentado, pode estar relacionado questões de circulação sanguínea, como o surgimento de varizes. Algumas pessoas relacionam este problema somente a fatores estéticos, mas, se não tratadas, elas também podem gerar diversas complicações, como: dermatite, flebite e trombose, hemorragias e úlceras.

De acordo com a cirurgiã vascular e angiologista, Moriane Lorenzoni, isso ocorre devido ao aumento da gordura abdominal, que intensifica a pressão nesta região do corpo e, consequentemente, dificulta a drenagem de sangue dos membros inferiores. “O excesso de peso faz com que as válvulas, presentes nas veias, recebam maior carga, podendo vir a não funcionar como deveriam e dificultando, assim, o retorno venoso. Por isso, as veias se dilatam, ficam aparentes e sobrecarregam a circulação”, explica.

 

A cirurgiã vascular e angiologista, Moriane Lorenzoni, alerta sobre o sobrepeso.

 

Há outros fatores para o surgimento de varizes, mas manter-se dentro do peso, com realização de exercícios físicos regulares e uma alimentação balanceada – rica em fibras e em nutrientes variados – diminuindo a pressão abdominal, ajuda bastante na prevenção e no tratamento das varizes. Outros cuidados importantes para evitar e tratar as varizes são: não fumar; evitar ficar muito tempo em pé ou sentado; e utilizar meias elásticas, com orientação médica. 

“Existem vários tratamentos para quem já possui varizes. Só que para alguns são apenas vasinhos visíveis e para outros pode ser o indício de um problema maior ‘escondido’ por baixo deles”, comenta. Por isso, é necessário a realização de uma consulta médica com um especialista para definir os protocolos de tratamento individualizado.

 

Vamos nos cuidar!

Tags:, , , , ,

Deixe sua resenha!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *