Dicas da Nutri que Corre: receitas detox para limpar o organismo e começar 2017 em novo ritmo

O Natal passou e agora esperamos o novo ano, com novos objetivos e novas planilhas de treinos! É normal o corredor reduzir o volume de treinos nessa época e aumentar e/ou abusar de alimentos mais calóricos e gordurosos.

Quem exagerou durante as festas de fim de ano e quer voltar a ficar de bem com o treino, (pois sabemos que treino x gorduras não são muito aliados quando se trata de corrida) deve iniciar um processo de desintoxicação alimentar, para limpar o organismo dos abusos cometidos e prepará-lo para um novo ritmo em 2017. As dicas abaixo podem ser consumidas durante as semanas seguintes às festas.

drinks-16-512O primeiro passo é eliminar o álcool do organismo. O ideal é usar alimentos que favorecem a isso. Por isso, veja opções de sucos que podem ser consumidos ao acordar, ainda em jejum, e que são diuréticos e drenantes, o que auxilia muito no processo de desintoxicação.

Opção 1: 1 copo (200 ml) de água de coco + 1 colher de sopa de couve  + 1 folha de chicória + 2 folhas de hortelã + 1 pitada de gengibre  + 1 limão + chia

Opção 2: 1 copo (200 ml) de água de coco + 1 colher de sopa de couve (crua )   + 1 cenoura média crua + 1 maçã pequena + 1 colher de sobremesa gergelim.

Opção 3: 1 copo (200 ml) de suco de melancia (2 fatias médias) + 2 folhas de hortelã + 1 rodela de gengibre  + 1 colher de sobremesa de semente de linhaça.

Opção 4: 1 copo (200 ml) de suco de abacaxi (1 fatia) + 2 folhas de hortelã + gengibre + 1 colher de sobremesa de semente de linhaça + salsão.

***Consumir sucos não coados, pois quanto mais fibra, mais saciedade e maior será a eliminação do conteúdo ingerido nas festas. 

resolutions-18-512O segundo passo é abusar de grande quantidade de água. A água purifica o organismo, especialmente para quem abusou de álcool. Aumente o seu consumo de água, no mínimo 3 litros /dia. Também pode ser substituída por saborosos chás.

drinks-18-512Os chás melhoram a retenção de líquidos e consequentemente o inchaço, e tem efeitos diuréticos. Os mais bacanas são: Chá verde/Hibisco/Chá de hortelã /alcachofra/cavalinha.

***Devem ser preparados infusão em vasilhas de vidro ou louça e acrescentar a folha em água quente, tampar e deixar descansar por 5 minutos. Ideal é consumir sem açúcar ou adoçantes artificiais.

roast_chicken-512 085-512No almoço, dê preferência a carnes magras e brancas de fácil digestão e leves, como filé de frango ou peixe claros. Prefira usar panelas aderentes que não necessitam de óleos e lembre-se que azeites são utilizados sem aquecimentos. Abuse dos temperos naturais como limão e vinagre, e ervas que dão sabor ao alimento. No jantar, uma sopa leve deve ser ideal. Se tiver treino logo pela manhã, sugiro sopa de batata e couve, para dar um “UP” no treino matinal.

211_-Pineapple-_gastronomy_food_cooking-512Frutas como maça e abacaxi são ideais para consumir nos lanches e após refeições, pois elas tem poder de auxiliar na digestão e são diuréticas, assim como a melancia e o melão.

As dietas detox devem ser usadas no mínimo 3 dias e no máximo 7 dias, não esticando nunca esse prazo ou pode atrapalhar no lugar de ajudar, com perda de massa magra. Consulte sempre uma nutricionista para acompanhar qualquer mudança na sua alimentação!

Bons treinos e nos vemos nas pistas!


Bianca Passos Nutricionista Dicas da Nutri que CorreA seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, do Espírito Santo, Uphill, Buenos Aires, Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km), além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.

Bianca PassosBianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-2117

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *