Dicas da Nutri que Corre: Aproveite as frutas na Ceia de Natal!

As frutas são um poderoso aliado para todo mundo, ainda mais para os atletas, devido a sua função antioxidante (têm vitaminas A, C e E, que ajudam a combater os radicais livres prejudiciais à saúde). Ainda são propícias para a reposição dos sais minerais, hidratam, fornecem energia – principalmente por meio do carboidrato – e podem ajudar a combater lesões, câimbras, fadiga.

A quantidade a ser ingerida varia de acordo com a necessidade de cada esportista, mas de forma geral, são indicadas pelo menos três porções por dia. Para aproveitar ao máximo todos os benefícios, é importante não poupar em variedade. As frutas só não são 100% liberadas porque também têm valor calórico e podem elevar o índice glicêmico, o que deve ser observado por quem precisa controlar peso ou tem doenças como diabetes.

Agora, durante as festas de Natal e Ano Novo, faça a opção mais light e abuse das frutas. Elas melhoram a digestão de outros alimentos e ainda são super nutritivas, além de seus benefícios citados acima.

Geralmente as frutas da época mais utilizadas no Natal são o abacaxi, a ameixa, cereja, o pêssego e as uvas. Todas elas, além de serem deliciosas, ainda proporcionam algum benefício para sua saúde. Por exemplo, o abacaxi ajuda a regular o colesterol, diminui retenção de líquido, alivia a dor de estômago, ajuda a combater as pedras nos rins, entre outros benefícios. Sem contar o fato de ser uma fruta bastante refrescante, ideal para uma época quente como a do Natal no Brasil.

A cereja é outra estrela da mesa de Natal. Ela é considerada um excelente anti-inflamatório natural. A cereja também é diurética, portanto é uma ótima opção para aliviar seu organismo depois dos exageros da ceia natalina.

O pêssego, assim como a cereja, é uma ótima pedida para aliviar seu organismo depois dos exageros gastronômicos das festas de fim de ano. Além de seu poder diurético, o pêssego também regulam a digestão e ajuda a prevenir pedras nos rins.

As uvas são velhas conhecidas quando falamos de frutas que previnem doenças e ajudam nossa saúde. Elas são ricas em flavonoides, que inibem o envelhecimento das células e previnem o câncer. Além disso, também são fontes de vitaminas e de resveratrol, uma propriedade que elimina os coágulos que entopem as artérias.

A ameixa também é uma fruta rica em benefícios para a saúde. Ela contém uma alta dose de fibras, minerais e vitaminas que, entre outras coisas, combate o envelhecimento precoce

Quem disse que o natal não é data para se comer uma deliciosa salada de frutas?

#dicasdanutriquecorre – Salada de frutas natalina (light)
1 manga picada;
2 kiwis picados;
1/2 caixinha de morangos picada (uns 10 morangos);
Suco de 2 laranjas pera;
1 pote de iogurte grego (aproximadamente 1/2 xícaras);
2 colheres (sopa) de granola;
1 fiozinho de mel.

Coloque as frutas em camadas nos copos. Adicione o suco de laranja sem deixar chegar na camada superior de frutas (no meu caso a de manga). Se o suco estiver muito ácido, você pode adoçá-lo como preferir. Coloque uma colherada generosa de iogurte, regue com mel e adicione um pouquinho de granola por cima. Pode servir em copos individuais acompanhado de uma bola de sorvete de manga (receita a seguir).

Sorvete de manga light
2 Mangas Maduras
1 Iogurte Natural
1 leite condensado light

Corte as mangas em cubos e congele no mínimo de um dia para o outro
Coloque no liquidificador as mangas e o iogurte e o leite condensado.
E bata aos poucos até ficar homogêneo.
Coloque em um recipiente com tampa no freezer por 24hs (Se quiser pode deixar menos a consistência ficará mais mole se preferir)
E está pronto, sobremesa deliciosa de baixa caloria e pode comer sem culpa! 

Nos vemos na pista!!
Bons treinos!
Bianca Passos


Bianca Passos Nutricionista Dicas da Nutri que CorreA seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, do Espírito Santo, Uphill, Buenos Aires, Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km), além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.

Bianca PassosBianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-2117

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *