7 Dicas da Nutri que Corre para planejar sua dieta e encarar a Dez Milhas Garoto

Faltam menos de dois meses para a corrida mais gostosa e mais disputada do Espírito Santo! Sabemos que o grande desafio para qualquer corredor (estreantes ou não) é o trecho que passa pela Terceira Ponte, que exige do participante um pouco mais de força para encarar a subida. Essa será a minha 7ª participação e já escutei muita gente dizer na chegada: “quebrei na ponte”.

Essa “quebra” pode ocorrer por conta de uma dieta errada, falta de hidratação ou suplementação, excesso de consumo de álcool nos dias que antecedem a prova, câimbras ou até mesmo colocar tudo a perder quando o jantar da noite anterior à prova não está correto.

Por isso, hoje e ao longo das próximas semanas vamos dar diversas dicas para te ajudar a cruzar a linha de chegada em grande estilo!

Planejar – O calçadão da praia ferve nas duas semanas que antecedem a prova, pois os corredores deixam para sair treinando bem pertinho do evento, pois ainda dá tempo! Planejar é a palavra certa. Planeje tempo, alimentação, horário, treinos e suplementação. Esses itens são o mínimo para que sua corrida saia perfeita. Engana-se quem acha que é correr e pronto. A falta desses itens citados acima ou o consumo errado pode levar você a lesões irreversíveis.

Perca peso! Se está acima do peso, planeje uma perda de peso real para encarar a subida até o vão central da ponte. A extensão da ponte é de 3,5km e praticamente é o coração da corrida. Se não se sair tão bem na Terceira Ponte é capaz de não conseguir finalizar a prova. Então, se estiver com excesso de peso, planejar uma perda vai te ajudar muito!

Esqueça a balança – A primeira recomendação é que você esqueça um pouco a balança. De modo geral, se pesar não é muito agradável e tornar este hábito muito frequente, pode fazer com que isso só aumente a sua ansiedade na semana. Além disso, o peso da balança é relativo, afinal, já parou para pensar se o peso que você perdeu foi efetivamente gordura?

Alimente-se bem! Consuma alimentos magros e integrais, invista em beber água e comer frutas e saladas.

Fique de olho nos sintomas – Estar muito ofegante, sentir calafrios, dores musculares e diarréia durante os treinos e/ou no dia da prova, é sinal que não houve planejamento e algo está errado com seu corpo. Atenção, se sentir quaisquer desses sintomas o ideal parar de correr imediatamente e procurar uma ajuda da organização da prova. São sintomas de desidratação, o ideal é não continuar.

Procure ajuda! Antes de começar a intensificar os treinos procure um cardiologista, um profissional de corrida e uma nutricionista. Fazer testes e exames é o mínimo que pode ser feito dentro de um bom planejamento.

Controle a ansiedade – É preciso ter a consciência de que os resultados não aparecem de uma hora para a outra. Para conseguir atingir objetivos, você deve ter foco, estar predisposto a mudar, abandonar velhos hábitos e ter bastante disciplina para incorporar novos. Afinal, para que uma atividade se torne efetivamente um hábito em nossa rotina, é preciso que realizá-la por diversas vezes. Então, a ideia inicial é planejamento!


A seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, Uphill, do Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km) e do Espírito Santo, além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.

Bianca PassosBianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-21