Dicas da Nutri que Corre: Hidratação e alimentação antes, durante e depois da Dez Milhas Garoto

A Nutri que Corre Bianca Passos dá dicas e orientações sobre hidratação e alimentação para antes, durante e depois da Dez Milhas Garoto. Segundo a nutricionista, nos dias que antecedem a prova de 16 quilômetros, a alimentação dos corredores deve ser à base de carboidratos simples: pães e massas. 

E faz um alerta: cuidado com o que você coloca neles! Evite gorduras e carnes vermelhas. Também é bom evitar o consumo de legumes. A quantidade excessiva de fibras não vai te fazer muito bem!

Véspera da prova

Qualquer coisa que você fizer de errado no sábado, véspera da Dez Milhas Garoto, pode fazer seus treinos irem por água abaixo! Um bom café da manhã começa com pão (não precisa ser integral), queijo branco, suco de laranja com couve. A beterraba pode ser uma boa aliada nesse dia. Se você conseguir, encaixe a beterraba na alimentação no sábado. Ela vai ajudar na sua reconstrução muscular durante a prova. No meio da manhã, faça um lanche leve, se possível, à base de banana. O almoço deve ser leve. Prefira saladas, uma boa massa e carnes brancas. Pode ser peixe ou frango. À tarde, o açaí é uma boa pedida para dar a energia extra no dia seguinte na subida da Terceira Ponte.

À noite, pode optar pelo tradicional ‘Jantar de Massas’. Prefira massas leves, brancas e não abuse de cremes e queijos. Confira três receitas aqui! 

Antes da Largada

No seu café da manhã do dia da prova, dê preferência para pães, queijos, suco de laranja. Leve uma banana para consumir antes da largada.

Hidratação durante a prova

O primeiro ponto de hidratação fica no km 4. Muitos corredores não sentem sede ali. Mas é de suma importância o corredor pegar a água nesse ponto. Você pode consumir apenas um pouco e levar a garrafinha para a subida da ponte. O próximo ponto de hidratação estará apenas na subida da alça, em Itapuã. Durante o percurso, você também pode consumir isotônicos. Eles repõem seus sais minerais perdidos no suor. Leve apenas um gel de carboidrato para consumir ao longo dos 16km. Se você fizer uma boa alimentação, comer a banana na largada, e se hidratar nos pontos de hidratação, apenas um sachê vai te manter. Lembre-se: não é o suplemento que vai te fazer correr. São os treinos que te preparam para a prova.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *