Dez Milhas Garoto: o que comer para mandar bem na prova

Saber o que comer antes de uma corrida é tão importante quanto o treino. O blog Corrida de Rua pegou dicas de alimentação para a semana que antecede a Dez Milhas Garoto com a nutricionista clínica, funcional e esportiva Bianca Passos, a “nutri que corre”

Ela preparou algumas dicas para garantir a energia necessária para um bom desempenho na corrida mais tradicional e gostosa do Estado, no próximo domingo (29). Afinal, todos querem fazer bonito na 30ª edição da prova.

Bianca Passos dá dicas para reforço alimentar na semana que antecede a Dez Milhas Garoto

“Esta promete ser uma das edições mais bonitas de todos os tempos. Mas não se esqueça que o top da corrida é encarar a forte subida da Terceira Ponte e, para isso, além do treino, você precisa estar com a energia em alta. Sendo assim, a alimentação tem que ser a correta”, disse Bianca.

Segundo a especialista, para os praticantes de corrida, os combustíveis básicos para promoção de energia são carboidratos e, em segundo plano, gorduras. “Em torno de 55% a 65% da dieta deve ser composta por carboidratos (frutas, hortaliças A\B\C, cereais, pães E leguminosas), 25% a 35% de gorduras e 15% de proteínas para recuperação muscular, reconstrução e reparação dos tecidos”, explicou.

O que comer na semana que antecede a Dez Milhas Garoto

Café da manhã precisa ser bem reforçado

Comece com um bom café da manha:
1- Desjejum: refeição rica em carboidratos, baixa em gordura e moderada em proteínas magras.
Opção 1: banana c/ mel + aveia (para aqueles que não conseguem ingerir grande volume de alimentos).
Opção 2:  café + sanduíche com queijo magro e peito peru + fruta ou suco de fruta
Opção 3: iogurte magro + cereal + fruta (produtos lácteos podem dificultar a digestão para algumas pessoas).

Reposição logo após o treino:

Batata doce é ideal para a recuperação muscular

O famoso lanche pós-treino pode conter frutas ou água de coco ou consumo de castanhas. Em dias de sol forte, pode utilizar bebida esportiva para rápida recuperação e associar a frutas.
Para muitos que fazem acompanhamento nutricional, os shakes proteicos com banana e aveia são de suma importância e alimentam muito bem, alem de enriquecer a refeição.
Sua próxima refeição deve conter carboidratos e proteínas para rápida recuperação muscular, como a batata doce.
*Dica da nutri: suspenda alimentos integrais e lácteos a partir da sexta feira. Eles podem causar desconforto na hora da corrida. Foque esta semana no carboidrato!

Almoço completo e bem planejado:
Lembre-se que agora é a refeição mais importante do seu dia, devendo conter nutrientes importantes para te auxiliar por todo o restante do dia e energia.
Para um prato completo e bem elaborado, deve conter: arroz integral, feijão, uma proteína magra e vegetal de cor laranja e vegetais de cor verde, alem de folhas e leguminosas. De sobremesa, complete com frutas cítricas, que ainda vão te auxiliar no ganho de ferro e vitamina c.

Não pule o lanche da tarde:
Utilize frutas, suco de frutas, bolo, pão, queijo magro e geleia. Algo que seja complementar, como frutas (mamão, laranja, ameixa seca), leite, iogurtes e alimentos integrais compõem e deixam ainda leve. Uma salada de frutas com granola + iogurte seria um lanche bem completo para o horário.

Hora de jantar:

Macarrão é boa opção para a hora da janta

A refeição deve ser complementar e ideal para energia de treino da manhã seguinte. Lembre-se que o combustível do seu treino da manhã seguinte irá depender do seu jantar. Faça ingestão de proteína com pouca gordura (filé mignon, patinho , frango ou peixe) acompanhada de carboidratos (batata, arroz e macarrão). Em torno de 60 – 65% da refeição deve ser composta por carboidrato associado com pequena quantidade de proteína. Por exemplo: macarrão ao molho de tomate com frango ou nhoque à bolonhesa. Evite massas com molhos ricos em gorduras e queijos.

Bianca alerta: “Lembre-se! O ideal é ter um profissional te acompanhando para essa evolução, tanto na aérea nutricional quanto na área de treinamentos”.

Prova

A largada do evento será na avenida Dante Michelini, na praia de Camburi (Vitória), e a chegada será na Chocolates Garoto (Vila Velha), com distância de 16km.

Largadas

– CATEGORIA CADEIRANTE: 7h10
– CATEGORIA ELITE A/B FEMININO: 7h15
– CATEGORIAS ELITE MASCULINO, CADEIRANTE COM GUIA, ATLETA COM DEFICIÊNCIA, PELOTÃO PREMIUM, ATLETA CAPIXABA, COLABORADORES E PELOTÃO GERAL: 7h30

Entrega dos kits

A entrega dos kits de atleta será realizada nos dias 27 de setembro, das 9 às 19 horas, e 28 de setembro, das 8 às 16 horas, na Fábrica da Chocolate Garoto, Praça Meyerfreund, 1, Glória, em Vila Velha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *