“Nutri que corre” traz dicas de alimentos ideais para treinar nesse forte calor

Correr no calor não é fácil. Ele é um dos piores entraves dos treinos de corrida. Mas não deixe de seguir sua planilha por causa das altas temperaturas. Uma boa alimentação pode ajudar a driblá-las.

Bianca Passos explica quais são os alimentos ideais para render nas altas temperaturas

blog Corrida de Rua traz hoje dicas da nutricionista clínica, funcional e esportiva Bianca Passos, a “nutri que corre”, sobre alimentos que vão dar aquela energia quando tiver um “sol para cada um”.

Dê preferência a alimentos menos calóricos, de fácil digestão e em pequena quantidade, carnes brancas e menor quantidade de condimentos, saladas e alimentos frios ou gelados”, orientou Bianca.

1 – Açaí

O açaí é uma fruta típica brasileira, rica em carboidratos, que fornece a energia necessária
para o bom funcionamento do nosso organismo. Além disso, é fonte de gorduras insaturadas, que auxiliam no controle da pressão arterial e do colesterol, e é rico em vitaminas C, B1, e B2 e
antioxidantes.

2 -Água de coco

É considerada uma bebida energética natural, fonte de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Além de melhorar a disposição, é uma ótima
fonte de hidratação para o verão.

3 – Banana

A fruta é fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina. A serotonina é um
neurotransmissor que tem diversas funções, como regular o sono e o humor, e auxilia a prevenir distúrbios emocionais. Além disso, é fonte também de potássio. Baixos níveis de potássio estão relacionados a sintomas como fraqueza muscular, cãibras, fadiga e apatia mental.

4- Guaraná

O guaraná é fonte de cafeína, um estimulante do sistema nervoso. Usado com moderação
ajuda a melhorar o ânimo e a disposição. Pode ser adicionado em sucos e vitaminas.

5-  Oleaginosas

As oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas) são boas fontes de proteína vegetal e
gorduras insaturadas, nutrientes que atuam na redução da pressão arterial, do colesterol e dos
triglicérides. Também possuem magnésio, cobre e selênio, que ajudam diminuir o estresse e melhoram a memória e a produção de energia.

6- Mel

O mel é constituído por dois tipos de carboidratos (glicose e frutose), o que o torna um alimento energético, podendo aumentar a disposição e combater o cansaço. É fonte de vitamina C, que apresenta potente ação antioxidante, e vitaminas do complexo B. que participam do metabolismo de produção de energia, e desintoxicação do organismo. Possui minerais como fósforo, cálcio, magnésio, enxofre e potássio também.

7 – Aveia

A aveia integral é fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico que conferem energia sem
levar a picos de liberação de insulina. Ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue e dá saciedade. Também é fonte de vitaminas do complexo B, que melhoram os níveis de produção de energia e a disposição.

8-  Chocolate Amargo

O chocolate amargo, moderamente, ajuda a emagrecer e é fonte de antioxidantes, que, além de retardarem o envelhecimento precoce, auxiliam na saúde do coração. Possui cafeína, o que ajuda a manter o corpo alerta e mais disposto.

9- Saladas 

Levinhas e saborosas, elas ajudam o organismo a trabalhar melhor. E aí vai uma boa notícia para quem gosta de maionese: consumida com moderação, além de dar mais sabor aos alimentos, ela não engorda. Preste atenção apenas no seu prazo de validade e na forma de armazenamento. Você também pode prepará-la em casa sempre fresquinha, afinal a base da maionese é gema de ovo cozida e azeite batidos em ponto de creme.

10- Smoothies 

Sensação dos últimos verões, a bebidinha gelada feita com iogurte e frutas praticamente não tem gordura – principalmente se feita com iogurte natural –, é gostosa e rica em vitaminas. Faça do sabor que mais gostar.

#dicadanutri — smoothies tropical:

Ingredientes:
1 scoop de whey protein (baunilha)
1 copo de leite vegetal ( arroz, castanhas ou coco )
1 xícara de manga picada
1 poupa de maracujá (1 maracujá )
1 colher de aveia em flocos
Folhas de hortelã
Cubos de gelo
Modo de fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador
Rende: 1copo de 250ml – calorias : 190kcal

“Lembre-se que alimentação equilibrada é a feita a cada 3 horas, evite horas de jejum e, nesse calor, deve ser redobrada a atenção ao consumo de água. Inclua esses alimentos à sua dieta diária e vai bombar nos treinos”, recomenda Bianca Passos.

Nutri que corre

Bianca Passos é pós-graduada em fitoterapia e esportiva. Também é maratonista e ultramaratonista.
Telefone: (27) 99829-2117
Instagram: @biancapassosnut
E-mail: [email protected]

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *