“Nutri que corre” orienta sobre como conciliar folia, alimentação e treinos

Chegou o Carnaval! É época de folia ou de descanso para muita gente, mas há aqueles que precisam garantir os tradicionais “#cumpriu” ou “#tápago” na planilha. Entra em cena então o “bloco” dos corredores.

Bianca Passos traz dicas de alimentos e sucos para não deixar treinos de lado na folia

blog Corrida de Rua traz dicas da nutricionista clínica, funcional e esportiva Bianca Passos sobre o que fazer e comer para repor as energias de quem vai pular Carnaval e também treinar.

“O Carnaval é época de festa, mesmo assim, muitos corredores mantêm seus treinos para não perder o pique e manter seus objetivos. É normal o reduzir o volume de treinos nessa época e aumentar e/ou abusar de alimentos mais calóricos e gordurosos e bebidas alcoólicas, afinal Carnaval é uma vez ao ano”, ponderou a especialista.

“Sabemos que treino x gorduras e álcool não são muito aliados quando se trata de corrida. Após o Carnaval, o corredor deve iniciar um processo de desintoxicação alimentar para limpar o organismo dos abusos cometidos e prepará-lo para um novo ritmo de treinos”, disse Bianca Passos.

Sucos

O primeiro passo é eliminar o álcool do organismo. O ideal é usar alimentos que favorecem a isso. Seguem abaixo dicas de sucos que podem ser consumidos ao acordar ainda em jejum e que são diuréticos e drenantes, o que auxilia muito no processo de desintoxicação.

Água de coco pode e deve ser associada a outros produtos

Opção 1: – 1 copo (200 ml) de água de coco + 1 colher de sopa de couve  + 1 folha de chicória + 2 folhas de hortelã + 1 pitada de gengibre  + 1 limão + chia

Opção 2: – 1 copo (200 ml) de água de coco + 1 colher de sopa de couve (crua )   + 1 cenoura média crua + 1 maçã pequena + 1 colher de sobremesa gergelim.

Opção 3: – 1 copo (200 ml) de suco de melancia (2 fatias médias) + 2 folhas de hortelã + 1 rodela de gengibre  + 1 colher de sobremesa de semente de linhaça. 

Opção 4: – 1 copo (200 ml) de suco de abacaxi (1 fatia) + 2 folhas de hortelã + gengibre + 1 colher de sobremesa de semente de linhaça + salsão.  

***Consumir sucos não coados, pois quanto mais fibra, mais saciedade e maior será a eliminação do conteúdo ingerido.

Hidratação

“O segundo passo é abusar de grande quantidade de água, A água purifica o organismo, especialmente para quem abusou de álcool. Aumente o seu consumo de água, no mínimo, 3 litros /dia, que podem também  ser substituídos por saborosos chás.

Chás

Os chás melhoram a retenção de líquidos e consequentemente o inchaço, e tem efeitos diuréticos: Esses são os mais bacanas: Chá verde/Hibisco/chá de hortelã /alcachofra/cavalinha.

***Devem ser preparados em infusão em vasilhas de vidro ou louça e acrescentar a folha em água quente,  tampar e deixar descansar pó 5 minutos. Ideal é consumir sem açúcar ou adoçantes artificiais.

Almoço

Filé de frango é uma ótima pedida

No almoço, dê preferência a carnes magras e brancas de fácil digestão e leves, como filé de frango ou peixe claros. Prefira usar panelas aderentes que não necessitam de óleos e lembre-se que azeites são utilizados sem aquecimentos. Abuse dos temperos naturais como limão e vinagre e ervas que dão sabor ao alimento.

Jantar

No jantar, uma sopa leve deve ser ideal. “Se tiver treino logo pela manhã, sugiro sopa de batata e couve, o que vai dar um “UP” no treino matinal”, afirmou Bianca.

Frutas

Frutas como maçã e abacaxi são ideais para consumir nos lanches e após as refeições, pois elas têm poder de auxiliar na digestão e são diuréticas, assim como a melancia e o melão.

Dieta detox

As dietas detox devem ser usadas, no mínimo, 3 dias e, no máximo, 7 dias, não esticando nunca esse prazo, ou pode atrapalhar no lugar de ajudar, com perda de massa magra.

Consulte sempre uma nutricionista para acompanhar qualquer mudança na sua alimentação.

“Nutri que corre”

Bianca Passos é pós-graduada em fitoterapia e esportiva. Também é maratonista e ultramaratonista.
Telefone: (27) 99829-2117
Instagram: @biancapassosnut
E-mail: [email protected]

Bons treinos e bom Carnaval!!!

One Reply to ““Nutri que corre” orienta sobre como conciliar folia, alimentação e treinos”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *