Como driblar a ansiedade de comer mais durante o isolamento?

Ao ficar mais em casa, as pessoas acabam comendo mais. Agora, o que fazer quando esse “comer a mais” sai do controle? O fato de comer mesmo sem ter fome não é um bom sinal, certo? Isso seria resultado da ansiedade por conta do isolamento social pelo qual estamos passando?

Para obter essas respostas e ajudar os corredores a driblar esse problema, o blog Corrida de Rua conversou com a nutricionista Bianca Passos, a “nutri que corre”, e também com a psicóloga Mayara Guzzo, que também é corredora.

Bianca Passos, nutricionista clínica, funcional e esportiva

“São tempos difíceis, trabalhar em casa e/ou diminuir o ritmo acelerado dos treinos. Então bate aquela ansiedade absurda de beliscar, o que se confunde com fome. A melhor opção ainda é  manter a reeducação alimentar e o reequilíbrio de nutrientes.

Mantendo os horários ( indico a cada 3 horas), a pessoa que come em horários certos e com alimentos certos dificilmente irá procurar alimentos com maiores volumes calóricos e com quantidades de gorduras e açúcares.

Entenda: reaprender, em certos casos, pode ser ainda mais difícil do que aprender.

Em relação à alimentação, por exemplo, com certeza essa tese faz sentido, pois a grande maioria das pessoas, atletas ou não, necessita urgentemente de uma reeducação alimentar para acompanhar os hábitos do dia a dia e o bom funcionamento do organismo.

Hábitos saudáveis

O papel do nutricionista é auxiliar o paciente a fazer escolhas alimentares saudáveis e tornar isso um hábito melhor, que se encaixe na sua rotina, e não algo que tenha início e fim, ou que é esquecido no final de semana.

Dessa forma, consequentemente vêm a perda de peso, a melhora da saúde, redução dos perfis lipídicos, glicêmicos e pressóricos e aumento da
disposição e, com isso, a pessoa consegue atingir seu objetivo tanto no trabalho de treinamento ou na perda de peso.

O indivíduo passa a ter a autonomia e ser responsável pelo seu autocuidado.
Claro que ninguém vai viver de saladas e integrais a vida toda, principalmente agora com tantas notícias e ansiedade por não poder manter a rotina diária.
É comum sentir culpa após sair da dieta ou depois de comer demais.

Diversos fatores fazem com que a culpa chegue rapidamente, como aspectos físicos: azia, dor de cabeça, sensação de inchaço e má digestão.

Porém, quase sempre os fatores mentais são muito piores. A culpa após comer, muitas vezes, é causada até mesmo por achar que os outros vão reparar que você engordou. Isso faz com que você se sinta ainda pior e continue descontando tudo na comida, criando assim um ciclo vicioso de culpa – comida. Isso não é nada saudável e diminui a chance de alcançar seus objetivos.

Doce

Se após o almoço bateu aquela vontade extrema de consumir um doce, escolha a opção que contenha frutas na sua composição (mousses, salada de frutas com sorvetes e até mesmo alguma torta que tenha chocolate, porém em seu recheio de frutas).

Deguste com prazer e sem pressa, sinta o sabor a cada mordida, assim você não exagera na quantidade e não fica na vontade. Lembre-se que qualquer
alimento tem que ter prazer ao ser consumido.

Massas

A opção das massas é bem comum. Como escolher um prato que contenha sabor e baixa calorias?

Faça opção por massas integrais e com vegetais e que levem carnes magras, reduzindo, assim, cremes e gratinados e quantidades de queijos amarelos por cima. A melhor opção são a bolonhesa e carnes mais leves, como frango, frutos do mar e carne de patinho bovina.

A senhora pizza pode virar uma opção mais light se consumir a aquela com menores quantidades de queijos e bacon. Ou pode montar uma versão light em casa, com massa de pizza integral + queijo branco + tomate + orégano + frango desfiado + milho e presunto.

Açaí

O tão poderoso açaí do fim de tarde pode ser consumido com uma menor quantidade de culpa se apenas dispensar as coberturas açucaradas e confeitos, ele fica super gostoso com granola e banana apenas.

Lanches

As opções de lanches e café são tentadoras com bolos, que, além de coberturas de chocolates e confeitos, vão recheados de calorias extras.

Faça opção por bolos de banana com aveia, maça e canela, milho e/ou fubá e até mesmo o de cenoura numa versão mais magra ( pouco óleo e açúcar ). Se não
resistir a uma boa cobertura, faça com chocolate cacau a 70% e fica mais magro e saudável.

Essa ideia serve também para aquela tentadora barrinha de chocolate após o jantar. Escolha um chocolate meio amargo, que contém mais açúcar que as versões normais e acabam sendo mais saudáveis.

Objetivos

O importante mesmo é perceber que estamos passando por um momento especial e que essas ocorrências não são uma grande catástrofe. Isso não vai impedir que você alcance os seus objetivos.

A sugestão é aproveitar o momento com a família, degustar o alimento e, depois, seguir o plano de dieta e treinos normalmente. Se você pensar assim, com certeza, vai sofrer menos e viver mais”.

MAYARA GUZZO, psicóloga

“Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil já era o país mais ansioso do mundo mesmo antes da Covid-19, com mais de 18 milhões de brasileiros convivendo com o transtorno. Agora com o atual cenário, tende a piorar.

Os efeitos da ansiedade podem ser sentidos durante este período de pandemia, deixando marcas traumáticas na vida das pessoas que já conviviam com esse transtorno e ampliando em pessoas que não sofriam desse mal.

A grande pergunta é: como se adaptar ao isolamento social e cuidar da sua saúde mental?

Toda essa situação tem o poder de afetar a saúde mental das pessoas, aumentando os níveis de ansiedade, pois fatores desconhecidos e incertos fazem com que todos se sintam inseguros, principalmente em casos como esse, de nível mundial.

O que nós podemos fazer é buscar amenizar os sintomas de ansiedade e tentar viver de uma maneira saudável, refletindo sobre os aprendizados que podemos ter com nossa atual realidade.

Neste momento de quarentena, não precisamos entrar em pânico. Pessoas como nós, cheias de energia, veem-se obrigadas a reajustar o ritmo de vida e de nossa família por conta do novo coronavírus.

No entanto, este é o momento de seguirmos as recomendações da OMS para que voltemos o quanto antes à rotina de corredor e demais atividades físicas e laborais.

Saúde mental

Para que tenhamos a manutenção de nossa saúde física e mental, é fundamental fixarmos estratégias para mantermos nosso dia cheio de atividades. Por isso, neste momento de isolamento social, é essencial:

  1. Montarmos uma rotina
    Busque manter o dia a dia mais semelhante possível ao que já estava habituado. Quanto mais energia a pessoa tiver, maior a quantidade de tarefas diárias para serem realizadas.
    Acorde, trabalhe e se alimente sempre que possível nos mesmos horários. Tanto nas atividades domésticas quanto no home office (escritório remoto), é essencial respeitar as pausas e o fim de expediente.
  2. Faça exercícios que se adaptem ao momento de quarentena
    O exercício físico nos permite sair do sedentarismo e manter o condicionamento. Mas para que ele tenha o efeito desejado, é necessário reservarmos horários e quantidade de dias que consigamos efetivamente realizá-los. Por exemplo, consigo fazer exercícios aeróbicos 3 x por semana às 6 horas, antes dos demais membros da família acordarem. Aproveite o espaço que tenha e acione a sua criatividade.
    Se mora em apartamento, aproveite e troque o elevador pelas escadas; faça treinos funcionais na varanda ou quintal de casa; dance e/ou faça ioga. Qualquer exercício físico é válido, e com a internet, nós temos infinitas possibilidades.
  3. Faça atividades relaxantes
    Monte uma playlist, separe filmes e séries que você sempre quis ver; cozinhe seu prato favorito; leia aquele livro que nunca deu tempo de começar; reúna a família e faça vídeo chamada para se aproximar daqueles que ama.

É importante frisar que todas estas atividades atreladas a uma alimentação saudável e a uma boa noite de sono ajudarão para quando nossa rotina voltar ao normal”.

Vamos superar tudo isso!!! Sigamos as dicas das especialistas para voltar com tudo após esta pandemia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *