Descubra quais alimentos parecem saudáveis, mas sabotam sua dieta

Conheça alguns alimentos que parecem saudáveis, mas não são e podem sabotar a sua dieta. As dicas são das nutricionistas @sahpeixoto e @carolinaccc .

Embutidos light

Peito de peru, blanquet e presunto magro, apesar de terem menos calorias do que outros embutidos (salame, mortadela e salsicha), são como qualquer alimento desse grupo: repletos de sódio e conservantes. Em excesso, essas substâncias podem causar hipertensão, retenção de líquido e até alguns tipos de câncer.

Cereais matinais

Eles podem ter muito açúcar e carboidratos simples. Se você não abre mão de consumir cereais no café da manhã, prefira os ricos em fibras (pelo menos 5 gramas por porção). A substância dá saciedade e evita picos de insulina (hormônio que incentiva o estoque de gordura abdominal).

Pães integrais

A legislação brasileira não exige uma quantidade mínima de grãos integrais para que o alimento se enquadre nessa categoria. Ou seja, o fabricante pode chamar um produto de integral mesmo que, na composição, a proporção de farinha refinada seja maior. Fique de olho nos ingredientes: os que aparecem em primeiro na lista estão presentes em maior quantidade no pão.

Biscoitos integrais

Existem vários biscoitos que são classificados como integrais, mas, além de grãos e farinha desse tipo, possuem também açúcar, farinha refinada e conservantes. Muitas vezes, são rotulados como 0% gordura trans, mas têm esse ingrediente. Isso ocorre porque há uma brecha na legislação que permite uma quantidade pequena de gordura trans (menor ou igual a 0,2g), que pode aparecer no rótulo como gordura vegetal hidrogenada, parcialmente hidrogenada ou gordura vegetal.

Iogurtes com frutas

Apesar dos pedacinhos de fruta, costumam ter também geleia e açúcar. Fruta mesmo? Pouquíssima. Para confirmar, basta olhar a quantidade de fibras na tabela nutricional do produto: fica perto de 0. Os iogurtes com sabor, inclusive as versões sem açúcar, ainda possuem aromatizantes, conservantes, corantes, espessantes e outros aditivos químicos. Prefira o iogurte natural.

Barras de cereais

Elas viraram sinônimo de lanche saudável, mas muitas passam longe disso e são basicamente um doce. Além de açúcar, são feitas com flocos de milho e arroz, cereais de alto índice glicêmico. Ao serem digeridos, esses alimentos são rapidamente convertidos em glicose (açúcar) pelo organismo e geram um pico de insulina.

Sucos prontos

O refresco em pó possui somente 1% (ou menos) de fruta. Ele é feito basicamente de açúcar, corantes, aromatizantes artificiais e aditivos. Já os néctares têm de 25% a 50% de polpa de fruta, dependendo do sabor. O restante é água e açúcar (geralmente os dois são os primeiros itens na lista de ingredientes). Se você não abre mão de um suco, fique com o integral.

Gelatinas

Geralmente consideradas ótimas opções de sobremesa, pois não têm muitas calorias (cerca de 50 por porção) e ainda fonte de colágeno. O problema é que gelatina nada mais é do que água com açúcar, corantes, aromatizantes, aditivos e, às vezes, um pouquinho de polpa de fruta. Quer um doce saudável após a refeição? Vá de fruta in natura.

#blogcorridaderua
#alimentaçãosaudável
#suacorrida

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *