Nutri que corre: o que devo comer antes e após correr?

Uma dúvida muito frequente que a nutricionista clínica, esportiva e estética Bianca Passos, a “nutriquecorre“, encontra no consultório, entre as pessoas que praticam atividades físicas, é o que devem comer antes do exercício físico. Leia atentamente as orientações da especialista:

“A resposta depende, principalmente, do intervalo entre a refeição e o treino. Para início, é importante lembrar que o jejum prolongado não é tão positivo de uma  forma geral.

É preciso comer antes do treino, mesmo que a atividade seja leve. Jamais faça uma atividade física se estiver há mais de 3 horas sem comer! E o que vai fazer ter energia necessária para concluir o treino é exatamente a alimentação.

A alimentação saudável não diz respeito apenas ao tipo de alimento que você consome, mas também como você fraciona a sua alimentação ao longo do dia.

Quem pratica atividade física, de leve a moderada, precisa comer antes e depois para garantir uma boa saúde.

É indicado consumir carboidratos com alto índice glicêmico 30 minutos antes de começar o treino. Isso porque esses alimentos fornecem energia de forma mais rápida para o organismo.

Pode optar por:
– pão branco com geleia
– frutas secas
– pão integral com creme de ricota
– banana em rodelas com mel
_ batata doce
_ banana da terra

No período próximo ao treino, evite alimentos ricos em gorduras para que a glicose seja liberada rapidamente.

Se o tempo entre a refeição e o treino for de aproximadamente uma hora, o ideal é investir nos carboidratos com baixo nível glicêmico, que tem ação mais lenta no organismo para liberar a glicose, necessária para dar energia durante a atividade.

Uma boa ideia é consumir juntamente com alguma fonte de proteína, sempre com baixo teor de gordura. Faça essas opções:
– lanche de pão integral e queijo branco ou pão integral com patê de atum e cenoura
– vitamina de frutas com leite (leites vegetais como os de amêndoa, aveia e soja também podem ser usados)
– granola e iogurte com baixo teor de gordura
_ tapioca com recheios magros

Após o treino

Durante o treino/corrida, ocorrem desgaste das fibras musculares e redução das reservas energéticas e de água. Por essa razão, comer depois da atividade é fundamental para recuperar o organismo.

O ideal é caprichar na salada, que deve ser temperada com azeite, limão, ervas e
pouco sal. Escolha o arroz integral, uma carne magra (frango ou peixe), feijão ou outra leguminosa, como ervilha, grão-de-bico, etc.  De sobremesa, uma fruta ou uma gelatina.

Se você quer ganhar massa muscular, cuidado: não adianta comer só proteína!
Além de fazer sobrecarga renal, o resultado não é tão esperado. Além disso, dê preferência às proteínas de alto valor biológico, como o frango e as carnes vermelhas, e escolha sempre os “cortes” mais magros.

Hidratação

Lembre-se ainda de manter seu corpo hidratado antes, durante e depois do treino. Aquela história que para perder peso é importante transpirar e perder água é pura bobagem!

Uma redução de peso adequada proporciona a perda da gordura corporal e não provoca desidratação.

Bons treinos!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *