Festas de final de ano chegando, e como ficam os treinos? É comum que as pessoas sejam mais flexíveis quanto à rotina de exercício e não sigam com afinco as planilhas.
A boa notícia é que é possível tomar algumas precauções para que o esforço durante o ano não se perca. O treinador Nei Robson, responsável pelo Grupo NR Esportes, destaca que o importante é não deixar os exercícios físicos de lado.
“Uma dica é a adoção de treinos curtos com intensidade moderada ou elevada. Na prática, mesmo com um curto período de tempo em exercícios, você estará queimando calorias por várias horas após as práticas”, disse Nei Robson.
Muita gente entra de férias e aproveita o período para viajar. Mesmo assim, há maneiras fáceis de manter a boa forma. Uma dica é correr ou caminhar no calçadão, independente do seu destino.
“São modalidades práticas e que trazem ótimos benefícios para a saúde. Você pode praticar a corrida e a caminhada em qualquer lugar, tanto no calçadão da orla quanto na areia da praia, gerando estímulos diferentes para o corpo”, recomenda Nei Robson.
Segundo o especialista, manter o corpo em movimento faz com que o reinício dos treinos regulares, após o período de férias, seja muito mais fácil.
“Parar as atividades pode provocar perda de massa muscular, aumento de gordura corporal e diminuição de força. Se você ficar sem treinar por mais de duas semanas, por exemplo, pode perder flexibilidade e resistência”, destaca o especialista.
Ele pondera, ainda, que a prática contínua de atividade física libera hormônios (serotonina e endorfina) que ajudam na sensação de bem-estar e felicidade. “Use o tempo mais folgado nas férias para experimentar novos horários de treino e não coloque tudo a perder”, aconselha Nei Robson.