Dicas de alimentos da primavera para dieta dos corredoresDicas de alimentos da primavera para dieta dos corredoresDicas de alimentos da primavera para dieta dos corredoresDicas de alimentos da primavera para dieta dos corredores
Penúltima estação do ano, a primavera traz consigo dias lindos e tempos agradáveis, ideais para treinos ao ar livre. Conhecida como a estação das flores, ela também é famosa por ser época da safra de grande variedade de frutas, legumes e verduras, sendo perfeita para enriquecer a dieta com aromas, sabores e nutrientes variados, principalmente os ricos em vitaminas, antioxidantes e minerais.
Bianca Passos fala da importância e benefícios dos alimentos da primavera
A nutricionista clínica, funcional e esportiva Bianca Passos, a “nutriquecorre“, separou sete alimentos que dão cara à estação.
Além de grande variedade de nutrientes, os preços ficam mais bacanas e vão colorir a dieta dos corredores.
Berinjela
Possui uma pequena quantidade de vitamina B5, que auxilia no metabolismo das proteínas, gorduras e açúcares. Nela também podem ser encontrados sais minerais como o cálcio, o fósforo e o ferro, que são fundamentais para a formação da massa óssea, contração muscular e coagulação sanguínea.
Abóbora
Possui vitaminas do complexo B, como a niacina, que apresenta importante ação no metabolismo celular. Também podem ser encontrados na abóbora o cálcio e o fósforo, que são fundamentais para a formação da massa óssea, contração muscular e coagulação sanguínea.
Morango
É uma fruta rica em vitamina C, que influencia no sistema imunológico. E também apresenta outros nutrientes na sua composição, como: betacaroteno, ferro, cálcio, fósforo, potássio e em menor quantidade de vitaminas A e B.
Abacaxi
Possui significativa quantidade de vitamina C, essencial para a formação do colágeno e melhora a absorção do ferro. Rico em fibras, que auxiliam no bom funcionamento intestinal.
Mamão
Possui grande quantidade de vitamina A e vitaminas do complexo B, que influenciam no sistema imunológico. Os nutrientes podem variar em relação à espécie. Outra substância interessante é a papaína, uma enzima encontrada na polpa do mamão, que funciona como facilitadora do processo de degradação de proteínas.
Brócolis
É conhecido por conter um elevado teor de cálcio, contribuindo para a formação da massa óssea. Também é um alimento com uma boa quantidade de ácido fólico (folato), importante para a formação de células sanguíneas.
Espinafre
Excelente fonte de vitaminas A, B, C e D e de alguns minerais, como ferro, cálcio, fósforo e potássio.
Frutas
Kiwi, maracujá, manga e pêssego são boas opções para não gastar muito e fazer uma refeição mais saudável. Aproveite para misturá-las em vitaminas ou picar e tomar junto com um iogurte natural, por exemplo. Se estiver num dia quente, o suco batido com água e sem a adição de açúcar também ajuda a refrescar.
Dica: adicionar hortelã e água de coco em um suco de abacaxi faz com que a receita fique mais saborosa.
Legumes
Tomate
Abobrinha, alcachofra, beterraba, cenoura, ervilha, tomate e pimentão amarelo. Além de contribuírem para deixar o prato mais colorido, as cores alaranjadas, como a cenoura, possuem betacaroteno, que fortalece o sistema imunológico.
Já o pigmento vermelho do licopeno, encontrado nos tomates, combate radicais livres e é antioxidante.
Verduras
Lembre-se de comer verduras escuras, que são ricas em vitaminas e fibras que auxiliam no funcionamento do organismo. Na primavera, aproveite para incluir agrião, almeirão e rúcula no cardápio.
Os sucos verdes ajudam a limpar e a regular o intestino. Experimente fazê-los com água de cocô, adicionando o espinafre ou o agrião.